Podes baixar aqui a resposta da OTAN e dos EUA às propostas feitas no final do ano de 2021 pela Rússia, no que toca aos conflitos em curso - na altura - em particular, na Ucrânia e as ameaças que pairavam sobre a segurança da Rússia e de todos os europeus.
- Estes documentos são fugas de informação publicadas pelo jornal El País; estão escritos em inglês. Como podes verificar, têm agora um ano:
https://elpais.com/infografias/2022/02/respuesta_otan/respuesta_otan_eeuu.pdf
4 comentários:
Os tratados relacionados com armamentos nucleares entre as duas grandes potências têm sido incumpridos e/ou unilateralmente denunciados pelos EUA. Este aspeto de política de defesa é muito grave e é preciso ter em conta a sua contribuição para um clima de guerra.
https://thesaker.is/american-presidents-renege-on-agreements-with-russia-opening-its-border-to-nato/
Retirado do blog «Moon of Alabama»:
In international relations, the security dilemma (also referred to as the spiral model) is when the increase in one state's security (such as increasing its military strength) leads other states to fear for their own security (because they do not know if the security-increasing state intends to use its growing military for offensive purposes). Consequently, security-increasing measures can lead to tensions, escalation or conflict with one or more other parties, producing an outcome which no party truly desires; a political instance of the prisoner's dilemma.
https://www.moonofalabama.org/2023/02/the-buildup-to-war-in-ukraine-february-16-2022.html
Seymour Hersh, o veterano do jornalismo, vencedor do Pulitzer e de outros prémios, descreve todas as evidências que apontam sem sombra de dúvida, para uma operação de sabotagem dos Nordstream, em 27 de Set. de 2022, como resultante de ordem direta da Casa Branca, numa operação que já tinha sido planeada ANTES da invasão russa da Ucrânia em 24 de Fevereiro, de 2022.
https://consortiumnews.com/2023/02/16/watch-seymour-hersh-on-cn-live/
https://www.zerohedge.com/geopolitical/race-logistics-natos-military-industrial-crisis
Depreende-se das declarações de J. Stoltenberg, que a OTAN não estava de todo preparada para as suas indústrias de guerra sustentarem o apoio massivo de armas e munições para a guerra na Ucrânia.
Enviar um comentário