Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sábado, 18 de fevereiro de 2023

O MITO DA GLOBALIZAÇÃO, HEGEMONIA U.S. E CRISE DO CAPITALISMO

https://www.youtube.com/watch?v=GRKHCwVzvTs&feature=youtu.be

 NOVO LIVRO DE Radhika Desai «Capitalism, Coronavirus and War» está disponível para ser baixado grátis no endereço seguinte:

https://www.taylorfrancis.com/books/oa-mono/10.4324/9781003200000/capitalism-coronavirus-war-radhika-desai

Ben Norton (Geopolitical Economy Report) entrevista a autora, profª universitária e muito interessante.

A partir da posição assumida de marxista, não deixa de verberar os «marxismos» que tomam a globalização capitalista por aquilo que ela não é. Muito interessante sobretudo de centrar as questões na crise geral do capitalismo e fazer a crítica de uma visão da «globalização» como se fosse uma coisa autoevidente, quando na realidade, é apenas uma construção do neoliberalismo. Mas não acreditem em mim: Explorem esta rica entrevista que tem imenso conteúdo, demasiado para eu o sumarizar de forma satisfatória.  

 


3 comentários:

Manuel Baptista disse...

A globalização foi renegada por aqueles mesmos que a impulsionaram. Teremos dois mundos, o do eixo «Atlântico» e o do eixo Euroasiático.
Já desde há um ano que tinha visto chegar o fim da globalização.
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2022/03/mundos-separados-o-autoritarismo-guerra.html

Manuel Baptista disse...

O fracasso das políticas financeiras e monetárias empurra os grupos de países e de interesses para a «solução da guerra»:

https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2022/10/cronica-da-iii-guerra-mundial.html

Manuel Baptista disse...

Um documento oficial chinês descreve de modo circunstanciado o comportamento dos EUA:
https://www.youtube.com/watch?v=HTiBksEHGrU