Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

terça-feira, 8 de novembro de 2022

SAM COOKE : «IF I HAD A HAMMER»

Há muitas maneiras de interpretar a célebre frase de Arquímedes (ou a ele atribuída...): "Dai-me uma alavanca e um ponto de apoio, e eu levantarei o mundo"
Eu sei que - fisicamente - a alavanca estende (multiplica) a força exercida numa extremidade embora... se assim se conseguirá «levantar o Mundo», não sei! 
Com certeza, que se podem levantar objetos muito pesados, que nós seríamos incapazes de deslocar, aplicando diretamente ao objeto a força dos nossos braços. 
Mas, metaforicamente, sim! Há alavancas que conseguem levantar o Mundo! Há canções e momentos mágicos que catalisam as energias de uma mole de gente. Gente que antes estava entretida com seus afazeres individuais, que se congrega e se põe a cantar, a dançar e a bater palmas ritmicamente. Este é um desses momentos. 


 No Copacabana de New York City, Sam Cooke num concerto memorável, em 1964. 

Sem comentários: