Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Dmitry Orlov & Jeffrey Sachs: DUAS VOZES DE PAZ

A política é dominada pelas paixões. Isso não nos irá surpreender muito. Mas, aquilo que surpreende, é que no «Ocidente», em especial nos EUA, os responsáveis políticos fazem um papel de irresponsáveis
Não encontro explicação simples e unívoca para o fenómeno: será húbris, será autointoxicação com narrativas de propaganda bélica, será a pressão constante do complexo militar industrial, será que esperam assim ganhar eleições e obter maior poderio?  
A ala Democrata do partido único (Chomsky dixit) do establishment americano, não apenas colhe imenso descrédito face aos seus concidadãos, como é vista como causa de imenso sofrimento nos povos. 
A administração Biden é claramente responsável pela guerra na Ucrânia, pelo seu desencadear e prolongamento, pelo afundar as economias da Europa ocidental, dos seus «aliados», pela perda de qualquer «capital de sedução» junto das nações do Terceiro Mundo. Estas nações estão a virar-se (incluindo a Arábia Saudita) em direção aos BRICS, à China, à Rússia! 
Digam-me se esta liderança democrata fez algo de positivo: Semear o caos, não me parece senão causar desgraça, a destruição, o mal!

Duas pessoas, cidadãs dos EUA, que tenho acompanhado, pelas quais tenho imenso respeito, embora não me identifique com os seus percursos e com muitas das suas afirmações. No entanto, nesta época de pequenez, têm a coragem de dizer a verdade e de proporem um caminho para a paz.



                                                   Entrevista com Jeffrey D. Sachs




DMITRI ORLOV: 


The New Cuban Missile Crisis That Isn’t

("A nova e inexistente crise dos mísseis cubanos")

 

4 comentários:

Manuel Baptista disse...

Um estudo de opinião incidindo sobre a população ucraniana mais exposta à guerra (deslocados ou vivendo próximo das frentes de batalha) mostra que as pessoas em contacto direto com a tragédia têm uma visão muito favorável às negociações de paz, com vista a poupar as vidas dos soldados, essa proporção diminui à medida que as pessoas estão mais longe da guerra. São mais agressivas as pessoas, no ocidente, que não têm ideia nenhuma do sofrimento que é uma guerra e são regadas constantemente com propaganda de guerra dos «democráticos» poderes ocidentais.
https://caitlinjohnstone.com/2022/11/04/the-farther-people-are-from-the-fighting-in-ukraine-the-more-they-oppose-peace-talks/

Manuel Baptista disse...

Philip Giraldi disseca artigos do NYT, que pretendem provar que existe uma campanha da Rússia para influenciar as eleições e para desviar os «bons americanos» da política democrata belicista e de envolvimento na guerra da Ucrânia. Segundo o «especialista» do NYT, todos os que são contrários ao envolvimento na guerra da Ucrânia, são adeptos de Trump e agentes do Kremlin!!!

https://www.unz.com/pgiraldi/naughty-russians/

Manuel Baptista disse...

Como é que podemos ter algum respeito pelo aparelho judicial do Ocidente, quando um tribunal holandês decreta os culpados do abate do MH17 (das Linhas Aéreas malaias, que foi alvejado em pleno voo no meio da guerra civil na Ucrânia, em 2014), sem claras evidências e com um número elevado de testemunhos secretos? Veja:
http://johnhelmer.net/mh17-court-applies-dutch-law-of-finger-pointing-guilt-by-association-if-the-perpetrator-is-russian-innocence-by-association-if-prosecutor-is-dutch-or-ukrainian/#more-70242
Os tribunais foram transformados em instrumentos de ataque contra a Rússia.

Manuel Baptista disse...

https://www.youtube.com/watch?v=O5zvodaYU6w
A história da guerra na Ucrânia, que esta geo estratega nos mostra.