terça-feira, 26 de abril de 2022

[Mitsuko Uchida] W. A. Mozart: Fantasia em Ré menor, K. 397




                                            https://www.youtube.com/watch?v=eNOhBE20zsI

A minha dupla homenagem, ao génio pré-romântico de Mozart e a Mitsuko Uchida que exprime toda a subtileza da música mozartiana, de modo único.

(para uma análise da peça, ver AQUI )
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Meu comentário:

Esta peça, tal como outras composições de Wolfgang Amadeus, tem um inegável toque de sensibilidade romântica. Talvez, o que caracteriza o romantismo seja - antes de mais - uma configuração mental. 

A época dita «rococó» está cheia de exemplos de peças ou de passagens, que soam como românticas aos nossos ouvidos. Provavelmente, porque na época seguinte, durante o Século XIX, muitos compositores se serviram de certas fórmulas como clichés. 
Aliás, não só Mozart revela sensibilidade pré-romântica. Também se pode notar esta tendência (estilo «Empfindsamkeit») nos filhos de Bach, Carl Philipp Emanuel e Wilhelm Friedmann, ou mesmo em Joseph Hadyn.
É notório que o movimento literário «Sturm und Drang» do final do século XVIII, era totalmente romântico. Porém, nessa época - cerca dos anos 1780 - a música ainda se regia pelos cânones do Classicismo.
Creio que o romantismo musical surge como a cristalização de tendências que já se afirmavam no Barroco tardio e no Classicismo.

 

2 comentários:

Manuel Baptista disse...

Outra composição pré- romântica é o Quarteto para Cordas "Dissonâncias " de Mozart.
Veja o meu artigo de 13 de Janeiro de 2017 sobre ele.

Manuel Baptista disse...

https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2021/03/haydn-compos-e-benedetti-michelangeli.html
Os concertos para piano de Haydn correspondem à mesma época, mas têm uma personalidade própria, diferente dos concertos de Mozart.
Aliás, Haydn e Mozart eram amigos.
O quarteto de dissonâncias foi dedicado por Mozart, ao seu amigo Haydn: https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2017/01/quarteto-dissonancias-de-mozart.html