sexta-feira, 22 de outubro de 2021

O DECLÍNIO DO SISTEMA CAPITALISTA

Não deixa de ser sintomático que o país considerado como o maior defensor do capitalismo, da «economia de mercado»,  seja o que mais se afasta dos princípios tradicionais do liberalismo económico e onde se notam as disfunções mais óbvias, onde o mau funcionamento do sistema capitalista atinge extremos tais, que o próprio sistema é posto em risco

Veja e oiça o Prof. Richard Wolff apresentar uma série de exemplos sobre os EUA: 



PS: Richard Wolff diz algo muito interessante, no que respeita à decisão chinesa de fechar os seus portos, por ter verificado um aumento dos casos de COVID: 

Ele compara o número de novos casos -  111 num dia,  apenas, na China - com os casos do mesmo dia nos EUA, que foram 162 000. (Veja e ouça o que ele diz a partir do tempo seguinte de 22:11 até 25:11)

A minha conclusão é a seguinte: A China usou o aumento ínfimo das infeções como pretexto para fechar seus portos. Foi um aviso, face às campanhas raivosas no Ocidente: Se fizessem muito alarido, a China simplesmente fechava «a torneira», deixava de exportar inúmeros bens que produz e que o orgulhoso Ocidente precisa e já não produz: causaria uma enorme crise de escassez! 

Foi o que se passou, na verdade. Apenas um «tiro de aviso»: foi a resposta às agressões verbais e às novas sanções que os governos ocidentais, sob o comando dos EUA, queriam impor. 

Isto passou-se em Agosto. Logo em Setembro- Outubro começaram os problemas sérios de escassez, na Europa e nos EUA. 

Claro que a China nunca irá dizer outra coisa senão que está a tomar a sério a prevenção da pandemia de COVID!!!

 É uma civilização  com vários milénios. São mestres em lidar com assuntos de comércio, diplomacia e estratégia. Quando é que os «nossos» governos, arrogantes e estúpidos, aprenderão?

PS2: A seguinte notícia, recolhida em Zero Hedge, é a confirmação de que eu estava certo ao escrever os parágrafos acima.

7 comentários:

Manuel Baptista disse...

A subida dos preços por efeitos de escassez é mais acentuada. Mas essa aceleração não é temporária porque a escassez é estrutural. Muitos pensam que iremos ter um Inverno de subidas acentuadas dos preços dos combustíveis, dos alimentos e de forma tão acentuada e imprevista que as camadas menos abonadas irão sofrer. Ver:
https://www.youtube.com/watch?v=roZAiFpDjZU
Ver também:
https://www.youtube.com/watch?v=IBy16KTdJOI

Manuel Baptista disse...

A violenta investida contra os direitos HUMANOS dos trabalhadores, com a obrigatoriedade de vacinação para muitas categorias de trabalhadores, evidentemente que é responsável por um agravar da escassez generalizada. Não são só os trabalhadores de saúde, que numa percentagem significativa em França, nos EUA e noutros sítios preferem despedimento a terem de ser vacinados (à força), são também os pilotos que fazem greve contra esta obrigatoriedade vacinal. Em Itália, é 16 % da força laboral do país que poderá ser despedida, porque ela resiste e não aceita ser vacinada. Penso que os globalistas foram longe demais, com a obrigatoriedade vacinal e o tiro está a sair-lhes pela culatra.

Manuel Baptista disse...

https://www.zerohedge.com/economics/martin-armstrong-are-us-supply-chain-disruptions-deliberate
Martin Armstrong acha que esta escassez está a ser fabricada. O objetivo seria o de forçar as pessoas a aceitarem o novo distópico e globalista tecno-fascismo, inda já praticamente nada resta de «capitalista».

Graça Bastos disse...

A China até já declarou o covid extinto!😀

Manuel Baptista disse...

https://www.rt.com/op-ed/538406-tech-war-computer-chips/ vejam como os EUA estão a «torcer o braço» de Taiwan para obrigar a fazer uma coisa perfeitamente ilegal!

Manuel Baptista disse...

https://www.moonofalabama.org/2021/11/the-us-supply-chain-crisis-will-get-worse-as-will-inflation.html
Para quem duvida da crise de abastecimento nos EUA, consulte o artigo acima de «Moon of Alambama»

Manuel Baptista disse...

A espoliação das contas, em benefício dos bancos!
https://www.youtube.com/watch?v=IAVhmVPtgJ0