Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

MISSA ALEMÃ DE SCHUBERT D.872




 Em memória dos entes queridos que partiram e que permanecem no meu coração. Abençoados sejam! 


Uma peça arque-conhecida, muito popular na Áustria, embora inicialmente mal recebida pelas autoridades da Igreja católica. Mas, o público apoderou-se destes hinos devocionais. Na realidade, são uma coletânea de textos devocionais, e não uma missa: O seu texto afasta-se bastante do texto da missa. Mas, sobretudo, tem a qualidade da musicalidade posta ao serviço de devoção. Está ao nível doutras grandes obras sacras, como o Requiem de Mozart. 
Cada hino desta sequência tem uma estrutura muito simples, bastante fácil de memorizar, tal como os corais luteranos. Esta simplicidade, unida à perfeita harmonização, fazem destas peças joias musicais, pondo em relevo o texto*. 
Vale a pena ouvir esta «Missa» alemã de Schubert, com a máxima atenção e na íntegra!

------------------------------

Sem comentários: