GOBEKLI TEPE - É, realmente, a grande descoberta que veio subverter a imagem que a Arqueologia e História tinham da evolução das sociedades humanas.
Parece-nos estranho que povos que não praticavam (ainda) a agricultura fossem capazes de proezas arquitectónicas como essa. Sociologicamente também se tem dificuldade em perceber como agrupamentos de caçadores-recoletores se organizavam para erguer este monumento. Talvez esta atividade construtiva fosse cimentar a aliança entre vários clãs. Algo de muito peculiar surgiu da Anatólia há cerca de 13 mil anos. Ou talvez não seja assim tão excecional, mas nós - homens modernos - estamos tão iludidos por narrativas oficiais descrevendo essa época, que não nos apercebemos ou não atribuímos antiguidade a outros monumentos de uma civilização pre- agrária .
Mas, se pensarmos que monumentos dos Incas, os do Egipto antigo e das culturas megalíticas, ou possam ser (afinal) mais antigos do que a datação corrente lhes atribui, ou são efetivamente de há 4 ou 5 mil anos atrás, mas herdeiros duma longa tradição que efetivamente "inventou" a arquitetura, ou que a elevou a um grau de mestria inédito.
-------------
Relacionado:
Sem comentários:
Enviar um comentário