Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

terça-feira, 12 de março de 2019

DOIS BOEING 737-8 MAX DESPENHAM-SE EM CIRCUNSTÂNCIAS SEMELHANTES NO ESPAÇO DE SEIS MESES

                           Image result for plane crash boeing 373

Destes dois aviões eram do recente modelo da Boeing, 737-8 MAX. O acidente mais recente, de Domingo 10 de Março, corresponde ao voo de Addis Abbeba para Nairobi, pelas Ethiopian Airlines, causando 157 mortes, sem sobreviventes. O anterior acidente com este modelo de avião de transporte de passageiros ocorreu no mar de Java, em Outubro do ano passado. 
Abaixo, pode-se ler algumas observações dos peritos (retirado de notícia de newser):

  • A analista de aviação Mary Schiavo considera «Altamente suspeito». «Temos um modelo de avião recém-estreado que caiu duas vezes num ano. Isto soa o alarme na indústria de aviação, porque simplesmente isto não tem antecedentes."
  • Controlos automáticos: os investigadores vão querer saber se o sistema de voo automático do 737 obrigou o avião a descer a pique. O relatório preliminar do acidente no Mar de Java sugere que os pilotos não conseguiram saber como contrariar o sistema.
Verificou-se que o avião da companhia etíope, antes de se despenhar, se terá comportado como se estivesse na «montanha russa», causando náuseas aos passageiros.
....
Entretanto um número considerável de companhias aéreas interditam a utilização de aviões deste modelo, entre eles a China, o Brasil e Singapura... entre vários.
A 12 de Março, o blog Zero Hedge publicou a lista das companhias aéreas que possuem Boeings 737 e quais aparelhos estão em uso, e quais estão estacionados.
(tabela abaixo copiada de Zero Hedge)

Algo muito estranho se passa com este modelo da Boeing, pois os novos modelos de aviões de passageiros, em particular, têm vindo a oferecer mais e mais garantias de segurança, na competição para obterem fatias de mercado maiores. Não esqueçamos que as companhias aéreas (e não apenas os fabricantes de aviões) são responsáveis pelos desastres e as indemnizações às vítimas podem atingir somas astronómicas. Note-se que a indústria aeronáutica dos EUA tem perdido muitos segmentos do mercado, em particular para a AIRBUS e outros. 

3 comentários:

Manuel Baptista disse...

A autoridade civil da aeronáutica do Reino Unido acaba de banir os Boeing 737 MAX 8 do espaço aéreo:
https://www.rt.com/business/453619-boeing-737-max-banned-uk/

Manuel Baptista disse...

A Boeing, em termos de credibilidade, tem perdas que podem ser avaliadas pela descida súbita, menos 6%, das suas acções...
https://www.zerohedge.com/news/2019-03-12/australia-singapore-ground-boeing-737-max-8s-doubts-about-safety-grow

Manuel Baptista disse...

Dados de satélite vêm fundamentar a decisão canadiana de não autorizar voos com estes Boeings 737 max:
https://www.zerohedge.com/news/2019-03-13/faa-alone-world-canada-orders-grounding-boeing-737-max-8s