Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sexta-feira, 15 de março de 2019

DESVENDADO NO REINO UNIDO PROGRAMA MILITAR DE CONDICIONAMENTO PSICOLÓGICO «ORWELLIANO»


[inicialmente publicado em https://ogmfp.wordpress.com/ ]

De acordo com RT, foi proposto pelas autoridades oficiais do Reino Unido, um contrato de investigação com Universidade de Cambridge, que envolvia condicionamento de tropas e do público para melhor aceitação das actividades militares.

No contexto actual, em que a guerra fria está sendo reactivada, usando instrumentos de propaganda de guerra como «Integrity Initiative», este novo escândalo mostra o verdadeiro carácter orwelliano do poder, por detrás de uma fachada democrática.

O escândalo, que rebentou em Fevereiro graças à denúncia por um jornal dos estudantes de Cambridge, foi ignorado na media «main-stream», como é costume, nestes assuntos. Porém, a revelação do mesmo inibiu a Universidade de Cambridge de aceitar a proposta.

Numa parte do projecto pode-se ler … “como compreender e influenciar o comportamento humano” … e exige que quaisquer parceiros futuros do Ministério da Defesa desenvolvam “actividades de informação e influência… enquanto componentes não cinéticas da actividade militar, no seu âmbito pleno de acção” e também, garantir que “ as mensagens dirigidas às audiências domésticas do Reino Unido e às audiências internas da Defesa sejam promotoras de atracção… para nossas fileiras (militares e civis).”

notícia de RT apresenta muitos outros aspectos factuais, mas uma das evidências mais preocupantes é um quadro, com diagrama de fluxos, que se destina a explicar como é exercida a influência em «abordagem de espectro pleno», ou seja, uma expressão codificada para o cenário de guerra total. 

Este quadro


(reproduzido aqui, acima) revela que o programa se destina a desenvolver técnicas de «manipulação da informação focalizadas em certos alvos, nos domínios físico e virtual, para moldar atitudes e crenças no domínio cognitivo».

Eis um programa orwelliano, apenas desvendado porque algumas pessoas corajosas o publicitaram. Este programa apontava claramente para objectivos de condicionamento da mente e comportamento dos cidadãos. Quantos outros programas haverá em vários países, pagos com os dinheiros dos impostos, com os mesmos fins?

1 comentário:

Manuel Baptista disse...

https://www.les-crises.fr/royaume-uni-luniversite-de-cambridge-et-le-ministere-de-la-defense-ont-travaille-sur-un-programme-de-guerre-psychologique/
Mais informações vêm à tona sobre os programas de condicionamento psicológico