sábado, 7 de janeiro de 2017

REUNIÃO DO GRUPO «SOLUÇÕES PARA A PAZ»

NA FÁBRICA DE ALTERNATIVAS (ALGÉS)

Reunião do Grupo "Soluções para a Paz" aberta a todos os interessados
Quarta-feira dia 11 de Janeiro pelas 21H00

De acordo com o combinado na anterior reunião de fazermos o próximo encontro na primeira quinzena de janeiro para debater os princípios que deverão reger a nossa actividade.

PRINCÍPIOS DO MOVIMENTO PARA A PAZ «SOLUÇÕES PARA A PAZ»

Com a presente declaração de princípios, entendemos estabelecer e dar a conhecer a nossa base de entendimento e acordo, com vista a uma eficaz busca de caminhos para a paz.
Consideramos que todas as pessoas são bem-vindas, dentro do espírito dos princípios abaixo delineados, cabendo naturalmente entre nós várias escolhas pessoais ao nível das ideologias, dos credos religiosos e das diversas opções noutros domínios.
Embora sejamos independentes de quaisquer filiações partidárias, religiosas ou outras, estamos abertos a partilhar com outros, dentro de um espírito de tolerância e de reciprocidade, de ações futuras para fazer avançar a causa geral de paz e não-violência.

Os pontos seguintes são considerados princípios gerais, que devem enformar a construção da nossa associação e nortear a sua prática, desde o primeiro momento.
- por uma cultura  de paz, através da educação
-pelo desenvolvimento sustentável nos planos económico e social
-pelo respeito de todos os direitos humanos
- pelo respeito dos direitos dos animais e pela proteção e preservação do ambiente
- pela igualdade entre mulheres e homens
- pela promoção da democracia
-pela expressão livre e participada das informações e conhecimentos
-pelas medidas que promovam a paz e a segurança internacionais

Os nove pontos gerais acima são todos, conjunta e mutuamente, solidários. Seu conteúdo preciso será desenvolvido e explicitado, quer nos documentos, quer nas práticas que iremos desenvolver.
Estamos em solidariedade com outros grupos e individualidades, quer a nível nacional quer internacional, que desenvolvam trabalho concreto e convergente com o nosso.


quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

GOBEKLI TEPE; O MAIS ANTIGO TEMPLO


O arqueólogo que descobriu Gobekli Tepe, o mais antigo templo conhecido, Klaus Schmidt, afirmava que – contrariamente à crença dos eruditos – a domesticação da natureza, animais e plantas domesticadas, como base da alimentação humana, não antecedeu mas sucedeu à construção de grandes conjuntos arquitectónicos como o famoso complexo do sul da Anatólia. Ele colocava a hipótese de que o esforço dos homens em erigir esses monumentos, ao congregá-los, obrigando a colaboração intensa e prolongada de muitas distintas famílias e clãs, iria cimentar as bases que permitiriam a sociedade se organizar de outro modo, abandonando progressivamente o modo de vida caçador-recolector.
É evidente que esta visão já é «anátema», se considerarmos aquilo que se estimava ser a evolução do paleolítico tardio para o neolítico.
Porém, a questão da densidade populacional deve ser vista em paralelo com esta teoria de Schmidt. Sem dúvida que o chamado «crescente fértil», no final da última era glaciar era uma zona privilegiada no que toca a recursos utilizáveis pelos humanos. Havia abundância de gramíneas selvagens, não era um clima semidesértico, como é hoje em dia, havia também uma grande abundância de animais selvagens herbívoros, como a gazela, o corço, o javali… tudo animais que estão explicitamente representados nos megálitos de Gobekli Tepe, assim como são abundantes os seus restos fossilizados nas zonas do santuário e noutros sítios arqueológicos aproximadamente contemporâneos.  Penso que este facto – haver abundância de recursos alimentares – veio permitir um aumento da densidade populacional humana. Por sua vez, este aumento de densidade populacional obrigou a uma melhor interacção entre clãs de caçadores-recolectores. 


                      
                                                           

Uma curiosa disposição dos megálitos antropomórficos em círculo, em torno de um par central, sugere uma sociedade formada por confederação de clãs. Os megálitos estão decorados com braços e cinturas que representam humanos – não deuses – mas humanos abstratos, «colectivos», isto é, uma espécie de totem. A identificação de cada clã é assegurada pela «assinatura individual», os diversos animais totémicos: javalis, raposas, leões, etc. 



Cada clã possuiria aí o símbolo da sua presença perene na aliança que constituia a confederação construtora do templo.
Tenho lido e reflectido sobre o assunto e chego à conclusão de que existe uma relutância da arqueologia em fazer recuar o início da civilização tantos anos antes do que parece ser o início da escrita: a civilização Suméria, inventora da escrita cuneiforme tem cerca de 6000 anos, o misterioso povo de Goblekli Tepe é – pelo menos- outros 6 000 anos mais antigo!
Sem dúvida, os cientistas académicos têm de ser muito prudentes na interpretação dos dados e estarão mais confortáveis com hipóteses «continuístas», do que com hipóteses «catastrofistas». 

Porém, tal como existe na biologia evolutiva a teoria dos «equilíbrios pontuados», onde uma catástrofe varre de forma aleatória muitas espécies vivas, deixando «ecossistemas vagos» para serem ocupados pelas espécies sobreviventes que entretanto se foram adaptando e diferenciando, existiria lugar para qualquer coisa semelhante, no caso da evolução das civilizações. A diferença substancial é a de que, por maior que seja a destruição causada, seja por um cometa, seja por dilúvios ou outras catástrofes, numa escala global, a memória cultural nunca desparece por completo, fragmentos da civilização desaparecida são resgatados pelos sobreviventes, ou pelas populações que não foram tão severamente afectadas pela extinção; a gesta de heróis, ou semideuses, poderia ser a memória remanescente de civilizações desaparecidas, claro, muito modificada pela imprecisão e fantasia decorrente da transmissão oral durante séculos.

Para os povos «primitivos» de hoje, não existe passado, existe um eterno presente e uma ligação de todo o povo com os seus deuses. Para eles, o mundo visível é apenas uma camada superficial e enganadora, por vezes, em paralelo com o mundo dos espíritos, sempre presentes. Os cultos xamânicos parecem ter denominadores comuns, os quais implicam uso de substâncias alucinogénias, quer produzidas por plantas ou fungos, sendo causadoras de imagens muito semelhantes e transculturais. Isso foi comprovado em indivíduos que voluntariamente tomavam tais substâncias em experiências científicas, controladas.

São várias as descobertas, no Médio Oriente, na Indonésia, na América Central, no Peru e Bolívia, que nos fazem recuar no tempo as fronteiras do que chamamos uma sociedade complexa  e estruturada, uma civilização: obrigam a questionar toda a nossa visão da pré-história e mesmo da antiguidade. Inclusive, a datação dos megálitos que polvilham as zonas costeiras desde o Norte das Ilhas Britânicas até ao sul da Península Ibérica, atribuídas à «civilização do cobre», o Calcolítico, podem estar erroneamente datadas de cerca de 3000 anos, aproximadamente. Podem bem ser complexos rituais de idades muito mais antigas.

Parece-me ser uma obsessão de literatos, considerar-se que a principal ruptura da história da humanidade ocorre quando se inventou a escrita, ocorrência que pode ter sido produzida ao longo de muitas centenas de anos, senão milénios. Basta pensar na sofisticada sociedade descrita pelos poemas épicos, quer da epopeia de Gilgamesh, quer da Ilíada e Odisseia, ou noutras ainda: as tradições orais exprimem, de forma colorida pela poesia dos mitos, as relações sociais e as figurações mentais complexas dos heróis, cuja existência precedeu de centenas ou milhares de anos as primeiras transcrições escritas dos referidos poemas épicos.

A transmissão cultural pode ser muito eficaz na ausência de uma forma complexa e precisa de escrita. A verdadeira escrita aparece com a necessidade de contabilizar, de quantificar, de atestar transacções comerciais. São dessa natureza pragmática as mais antigas tabuletas de argila com caracteres cuneiformes: são uma invenção do comércio, parece. Ou seja, a escrita só aparece quando as trocas comerciais entre povos, ou entre várias entidades dentro do mesmo reino, atinge uma grande complexidade, o que implica uma casta de burocratas encarregues pelo poder real de controlar os fluxos, tornando possível a eficaz a extracção de renda, de imposto, de tributo.
Logicamente, esse tipo de registo não existe na origem da civilização agrária, mas antes no seu apogeu! Será antes o fruto tardio da revolução agrária, iniciada no Neolítico, prolongada pelo Calcolítico e tendo continuidade nas idades do Bronze e do Ferro.

Uma relação constante dos monumentos megalíticos com conhecimentos de astronomia pode ser verificada, um pouco por todo o lado, o que indica uma visão cósmica da religião. 
Os que erigiam estes monumentos, estavam conscientemente a estabelecer uma relação profunda com a abóbada celeste, onde residiam os deuses, onde estava a morada dos antepassados. Era o Céu que governava os grandes e pequenos ciclos na Terra: as estações, as alternâncias da noite e do dia, etc. 
O conhecimento astronómico, tal como o das virtudes das plantas (alimentares ou venenosas, indutoras de transe ou curativas), estava reservado a sacerdotes ou xamãs, que tinham capacidade de se pôr em contacto com o «mundo de cima», com o «além», com o «mundo dos espíritos». Eram temidos e reverenciados. Eles teriam orientado os povos de acordo com a sua sabedoria. 
Relatos sobre sábios que ensinam as técnicas e dão a educação necessária à civilização dos povos, estão presentes numa enorme variedade de culturas. Exprimem a etapa pré-institucional, a etapa xamanística da história dos povos. 
Esta história permanece viva na memória coletiva, de forma confabulada em mitologias.





terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Poesia: «TUDO...»

        Tudo*…


                    … Nasce, cresce e morre;
Se transforma,
Se vai escoando, se vai esvaindo
Se vai crescendo, se vai desenvolvendo
Se vai… …
… E tu, pra onde vais?
Tu, alma desvalida
Feres onde, vida?
Vives onde, ferida?
Do chão até às nuvens
Clamam vidas
Em seus quatro sentidos
Na água também,
Que é túmulo e fonte de Ti,

- Ó Vida!

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      (*)            Este poema, retirado de «Arqueologia», um pequeno ciclo de poemas escritos em meados dos anos oitenta, está bem dentro da forma de pensar e sentir que tinha nessa época. Continuo a perfilhar a mesma visão cósmica. Porém, não escreveria hoje desta maneira.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

SARAH VAUGHAN - CLOSE TO YOU



Não é fácil escolher uma canção para começar o ano, uma canção bela e simples, que nos entra no ouvido... A divina Sarah tem montes delas! 
Eu apenas aconselho que cada um se sirva desta coleção e que escolha a que se adapta melhor ao seu temperamento...                          

Seja qual for a escolha de meus leitores, que ela sirva para nos reconciliar través da beleza do mundo, dos seres humanos, da música, quer seja a dita «popular» ou «erudita», tanto faz.

Um ano de 2017 pleno de paz e amor!





domingo, 1 de janeiro de 2017

SHANTI MANTRA por RAVI SHANKAR & GEORGE HARRISON



Om, May we all be protected May we all be nourished May we work together with great energy May our intellect be sharpened (may our study be effective) Let there be no Animosity amongst us Om, let there be peace (in me), let there be peace (in nature), let there be peace (in divine forces).

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

PREVISÕES PARA 2017: geo-estratégia, economia, política

A Terra vai continuar a girar em torno do Sol, mas tudo resto que se passa neste mundo é sujeito a mudança. Não existe ciência certa, além da matemática e o critério de verdade desta será sempre referido a um sistema axiomático.
Noutro patamar, temos as ciências ditas «naturais» que proclamam «leis», mas que apenas estão ao nível de hipóteses ainda não invalidadas e admitidas como boas pela comunidade científica, porque nos confortam na nossa visão do mundo, porque não entram em contradição com o que sabemos ou julgamos saber.
Quanto às ciências humanas, estas têm um estatuto de cientificidade muito diferente pois - embora possam empregar técnicas e métodos das ciências ditas «duras» - na sua especificidade, carecem de uma metodologia inquestionável, havendo portanto lugar para todas as apropriações e derivas. Já me referi por extenso à Economia, tida como «ciência rigorosa», apenas para melhor vender a visão dum mundo neoliberal (Ver artigo: «A Grande Ilusão», no meu blogue).

Sabendo quão falíveis são as previsões, não abdico porém de olhar e de ver o que teremos coletivamente de enfrentar em 2017:
Antevejo desde já um perigo notório, o de uma escalada nas relações entre grandes potências nucleares, EUA, China e Rússia. A tensão advém principalmente do facto de que os EUA não se resignam a abandonar o papel de potência hegemónica, sendo esta a profunda causa das guerras lançadas pelos EUA, nas primeiras décadas deste século. 
Os EUA estão a perder influência a olhos vistos, do ponto de vista estritamente militar, apesar da sua postura agressiva, sozinhos ou usando a NATO. 
Mas, sobretudo ao nível económico e geoestratégico, com a mudança dum grande eixo de desenvolvimento: deixou de ser o eixo Atlântico, para ser claramente o eixo que vai do Pacífico, pela Ásia central, até ao oriente do Mediterrâneo.  
Além dos países deste eixo, cerca de 60 países aderiram a uma organização nova, misto Banco Mundial/ novo FMI, não controlados pelos EUA, antes pela China e outros seus aliados. Trata-se de um banco destinado a financiar infra-estruturas em todo o mundo. 

Ao nível financeiro, Wall Street, a City de Londres e Frankfurt têm os seus dias contados: o sistema do petro-dollar está a desfazer-se diante dos nossos olhos. É significativo que a Arábia Saudita se entenda com a Rússia, sem pedir licença a Washington, para limitar a produção e fazer aumentar o preço do crude nos mercados internacionais.

Estou um bocado inquieto pelo facto de o Estado profundo, tanto nos EUA como em países da NATO, estar decidido a desencadear uma confrontação armada com os seus competidores. 
Na verdade, a guerra já existe, se considerarmos a corrida aos armamentos, iniciada e acentuada pelos EUA, que renegaram os acordos dos mísseis antibalísticos, firmados por Reagan e Gorbatchov, aumentando a despesa com armamento, actualizando o arsenal nuclear com bombas chamadas «tácticas», etc. 
A guerra já existe, se considerarmos o regime de sanções económicas e diplomáticas contra da Rússia, a pretexto da «invasão» da Crimeia, episódio que, na verdade, correspondeu a um processo democrático de escolha do seu povo (maioria de russos étnicos; cerca de 70%) para reintegrar a nação Russa, à qual pertenceu desde o século XVIII até que nos anos 50 do século XX, Krutchev decidiu «oferecer» esta península à Ucrânia, então uma das Repúblicas Soviéticas. 

Muitos ataques de falsa bandeira foram realizados em solo europeu, no ano que passou, claramente servindo-se de elementos djihadistas que, consciente ou inconscientemente, se deixam instrumentalizar pelos serviços secretos para cometer os seus atentados terroristas. 
Uma indicação segura de que assim é: os serviços especiais de polícia, com atiradores de elite, matam sempre os terroristas, seja qual for a circunstância em que se dá a perseguição e cerco. 
Não querem que eles se tornem incómodos num processo, dando indicações precisas sobre quem encomendou os actos terroristas. Pois bem, se as polícias tivessem como objectivo neutralizar mas capturar com vida os terroristas, isto seria indicação de que os poderes políticos - que controlam as polícias- desejam obter informações sobre as tais redes terroristas. Mas não querem, pois sabem muito bem que são meros instrumentos ao serviço dos globalistas.

Quantas mortes mais por actos terroristas ou por crimes de guerra e quantos mais países arruinados veremos no futuro próximo?
- Não se pode saber. Mas é bem possível que a situação mude um bocado, caso a liderança colectiva que no fundo dirige o governo Trump adopte uma visão estratégica global multipolar, com uns EUA deixando de tentar fazer de «polícia mundial». 
Apenas observando os actos da nova administração nós poderemos saber. A retórica não nos diz nada pois, como sabemos, é destinada a enfeitar discursos e convencer os ingénuos das boas intenções de quem governa.

Na Europa a descida do Euro aos infernos vai continuar, vai haver uma rotura em várias dimensões, como já se verificou neste ano que acaba, mas agora no interior de cada país, também; a instabilidade política e institucional vai crescer, à medida que a crise económica se agrava.

Em termos gerais, não haverá crescimento da economia mundial; haverá uma retracção, com vários países periféricos a sofrerem severamente, principalmente os exportadores de matérias-primas. 
Os países do extremo-oriente, China, Japão e Coreia irão experimentar dificuldades muito grandes, devido ao aprofundamento da crise das zonas para onde tradicionalmente exportam.

No plano financeiro global, a subida dos juros dos bonds do tesouro americano pode atingir ou ultrapassar os 3%: isso vai trazer consigo inúmeras falências e o esvaziamento das bolhas especulativas nas bolsas de acções e no imobiliário; pelo contrário, haverá uma subida dos metais preciosos e uma descida dos metais e matérias-primas industriais.

A mudança na Europa será - em geral - no sentido do extremo conservadorismo, nacionalismo e xenofobia, a par duma total dissociação da maioria das pessoas em relação aos que - supostamente - os «representam». 
A chamada democracia representativa continuará em crise e isso é desejado pelos oligarcas, pois assim podem fabricar um «consenso» manipulando os média, controlados pelos grandes grupos. Haverá um acentuar da tendência de criminalizar a dissidência sob todas as formas. 

Se o quadro é sombrio, não é porém sem esperanças, pois existe consciência cada vez maior - em particular na juventude - de que o sistema instaurado não se destina a servir os cidadãos e que terá de ser a própria população a tomar nas mãos o seu destino.

  


quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

NÃO ESCOLHO EFEMÉRIDES POR FASTIO...


Pessoa vive, na singela representação e dicção do saudoso Mário Viegas.

Pessoa vive, passado um século, com todo o seu cortejo de heterónimos, semi-heterónimos e até os vários Pessoa ortónimos, o nosso poeta mais cosmopolita e mais português, mais espontâneo e mais reflectido, a contradição encarnando a não-materialidade da poesia, a espiritualidade da Natureza, a Divindade do Verbo. 
Gostava que Pessoa descesse em 2017, numa manhã brumosa, à Baixa que ele conhecia como a palma da sua mão, e nos viesse fazer afinal o retrato deste povo sonhado antes que vivido, sempre pronto para partir, e sempre saudoso de ter partido...

Escrevi esta homenagem em 1985, ano em que houve um congresso internacional pessoano, que significou a consagração na Europa e no Mundo de um poeta português e universal. A minha homenagem, nesse tempo ou hoje, é a de um menino que deposita um ramo de flores campestres (açucenas?) aos pés da estátua de bronze.



                                   SINAIS*
     HOMENAGEM A FERNANDO PESSOA   
                  
 (* texto inédito, in ESTÓRIAS DE ESTAR E DE SER- 1985)  

Os sinos da tua aldeia do Largo de S. Carlos ouviam-se e não te restava outro remédio senão o de escrever.

-          O corpo complexo esvai-se de raiva quando o fogo retira o canto


-          O segredo não se resolve na poça em torno do menino deitado... Sabe-se lá se dormindo ou sonhando, pois seus olhos vazios azuis fitam o azul.

-          Não queria tornar a descer o rio do silêncio e, por isso, todas as portas cercadas de palmas eram refúgio ou ancoradoiro do vapor da Real Companhia Britânica.

-          E... porém há sempre uma esperança feita de estrelas, coroando a fronte de Ti em odes mordidas e rasgadas no ventre

-          Não guardei rancor às ovelhas que desciam o monte em manhãs de neblina ...
... Os cais socorriam o meu andar funâmbulo como se fossem ignorantes do morticínio das baleias

-          Há sempre um além .. o que não fica inscrito no momento ... o que sonhamos para nunca atingir ... o que pesa, soturno, os contornos de Aurora.

-          “Bum! Truz! Catrapuz!”
“Sou eu, o Gigante Adamastor! Sou eu, o Novo redentor da Pátria!
Hei de varrer as cobardias que enlutam as Quinas da Bandeira, ó única mortalha virginal!
Fujam aves de bico longo! Fujam!
Deixem-me mover a rápida locomotiva em perseguição do Século!

-          “Deixei o tabaco sobre a mesa, repare, não tanto por esquecimento, mas antes
      como marca ou sinal do fumo que me contém!”

....

E, todavia …

                 “I know not what tomorrow will bring” (**)

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(**últimas palavras de Fernando Pessoa, no leito de morte...)