Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

segunda-feira, 17 de abril de 2023

O BANCO DOS BRICS FAZ EMPRÉSTIMOS EM DIVISAS DOS PRÓPRIOS PAÍSES


Nunca será demais sublinhar, como o faz Ben Norton ,  que a dominação neocolonial dos países do Sul tem sido mantida pelos dispensadores de «ajudas» em dólares, World Bank/IMF. Estas instituições são responsáveis pelos planos de austeridade, as reestruturações e privatizações em múltiplos países, que se veem obrigados a pedir empréstimos. Têm sede em Washington e estão sob controlo dos EUA, desde a sua criação em 1944, em Bretton Woods.

O facto de ser possível - agora - países do chamado «Terceiro Mundo» obterem empréstimos que não sejam em dólares, vai permitir que eles se desenvolvam. Oiça as explicações de Ben Norton. São muito claras e dão uma perspetiva de como a desdolarização vai ocorrer na prática, graças ao NDB (New Development Bank) presidido pela ex-presidente do Brasil, Dilma Russeff.

 

3 comentários:

Manuel Baptista disse...

Todas as estradas levam a Pequim: É de facto interessante a comparação que Pepe Escobar faz entre o Presidente francês Macron e o presidente Lula do Brasil, no modo como foram recebidos pelo Presidente Xi Jin Pin. A história é contada ao modo de uma fábula chinesa muito antiga:

https://www.zerohedge.com/geopolitical/escobar-all-roads-lead-beijing

Manuel Baptista disse...

Conjugam-se muitos fatores, como enumera Alasdair Mcleod para para que seja pertinente perguntarmos quando - e não se - o dólar irá colapsar.
https://www.goldmoney.com/research/how-quickly-will-the-dollar-collapse-2023

Manuel Baptista disse...

https://www.visualcapitalist.com/de-dollarization-countries-seeking-alternatives-to-the-u-s-dollar/
Veja neste infográfico a cronologia do processo de des-dolarização.