quarta-feira, 21 de junho de 2023

Biografia de Luísa Todi (1753-1833)


                                Imagem:  Luísa Todi (autor não identificado)

[Abaixo, um excerto do CD com árias cantadas por Luísa Todi, de compositores seus contemporâneos]  


David Perez (1711-1779), "Demoofonte" (Dircea - Porto,1772)

1 "In te spero, o sposo amato"

Soprano Joana Seara
Direcção musical de Marcos Magalhães


A cantora de ópera portuguesa Luísa Todi*

Lucas Brandão


Luísa Todi (1753-1833)
Nascida no século XVIII e falecida no século XIX, Luísa Todi foi das poucas portuguesas a conseguir singrar no mundo da música erudita nesse período. Em muito vincado por nomes, como Beethoven ou Mozart, a setubalense viria a percorrer mundo e a conseguir granjear um prestígio notável, tornando-se próxima dos palcos onde os maiores nomes atuavam e deslumbravam. Foi de Portugal que partiu, mas foi, assim, longe dele que se tornou uma música de excelência, com uma história de vida repleta de aventura e de conquistas.

Luísa Rosa de Aguiar nasceu em Setúbal, no dia 9 de janeiro de 1753, falecendo aos 80 anos de idade, a 1 de outubro de 1833, na cidade de Lisboa. Todi cresceria na cidade de Setúbal até aos doze anos, idade com a qual passou a viver em Lisboa, por força do trabalho do seu pai, mestre de música. Aliás, seria esta ligação à cultura por via do seu pai que a faria contactar, pela primeira vez, com os palcos, precisamente ao lado do seu pai e de três dos seus irmãos, no Teatro do Bairro Alto, situado no Palácio dos Condes de Soure. Corria o ano de 1763 e tinha Todi a idade de 10 anos. Inicialmente, no papel de atriz, encarnando personagens de “O Tartufo”, a célebre peça do francês Molière, para além de outras peças que puxassem à musicalidade e ao cómico, com uma grande propensão para as óperas. Com somente 16 anos, na Igreja das Mercês, casaria com o violinista napolitano Francesco Saverio Todi, ele que seria determinante para a sua entrada no mundo da música. Aliás, seria através dele que conheceria David Perez, compositor italiano que era o mestre de capela da corte portuguesa, que lhe daria aulas de canto. Aulas essas que poria em prática nesse Teatro do Bairro Alto, onde começou a demonstrar os seus dotes, cruzando os ensinamentos com os que recebia em casa, com o seu marido; mas também a começar a aparecer na corte de futuros reis, como Maria I.

Em 1772, aos dezanove anos, passaria a viver no Porto, cidade onde esteve durante cinco anos e onde continuou a exprimir essa sua voz, para além de dar essas aulas que havia recebido há tão pouco tempo. No entanto, o futuro fá-la-ia sair do território português e viajar pela Europa. O primeiro ponto de passagem com notoriedade foi o King’s Theatre, em Londres, onde teria uma prestação imaculada e descobridora de horizontes. Em França, na sua capital, seria uma das protagonistas dos Concerts Spirituels, uma série de concertos que a cidade recebia de forma a entreter os seus cidadãos, enquanto os restantes espetáculos estavam fechados. Aliás, seria em França que se fixaria durante algum tempo, continuando a embevecer quem a ouvia, que a considerava a melhor cantora estrangeira de Paris, em conjunto com a alemã Gertrud Elisabeth Mara, com quem também partilhou as honras no palco. Após o ano de 1780, começou a atuar fora do país, seguindo para Itália (incluindo o prestigiado Teatro Regio, em Turim), Alemanha e Áustria, em tantas e tão diversas cidades, entre reinos, ducados e repúblicas.

A sua família (marido e filhos, seis ao todo) acompanhavam-na para onde ela fosse e assim foi quando partiu para a Rússia, em 1784, com 31 anos de idade. Seriam acarinhados em São Petersburgo, cidade que os acolheu e que se deslumbrou com a sua interpretação de uma ópera do compositor Giuseppe Sarti. Aliás, a própria imperatriz, Catarina, a Grande, ficaria, de tal modo, impressionada ao ponto de lhe ofertar duas pulseiras feitas com diamantes. A gratidão do casal seria materializada numa ópera que ambos compuseram e dedicaram à imperatriz, de título “Pollinia”, que estrearia com Todi ao lado do cantor italiano Luigi Marchesi, com quem começou a desenvolver uma relação de tensão e até de inveja, da parte dele em relação a ela. Porém, a cantora havia caído nas boas graças da imperatriz, que a apontaria como professora de canto da corte russa e como uma artista merecedora de todo o seu carinho.

Todi ficaria na Rússia até 1788, quando partiu para a Prússia, juntando-se à corte do rei Frederico Guilherme II, onde usufruiu de aposentos no próprio palácio real do rei e de uma carruagem. Foi uma fugaz passagem, que a viu regressar a Paris logo no ano seguinte, onde continuou onde havia parado nos Concerts Spirituels, não deixando de cativar quem a assistia. Foi deambulando entre a França e o território alemão, chegando a cantar, na cidade de Bona, para o consagrado Ludwig van Beethoven. Regressaria a Itália, em 1790, onde atuaria em Veneza, no seu Teatro San Samuele, ornamentada com acessórios que lhe tinham sido dados pela imperatriz Catarina. A cidade recebê-la-ia durante o período de um ano, que tanto a mimou, mesmo num período em que a cantora sentia problemas de visão e que a colocaram de parte dos palcos durante alguns meses. Foi um ano que, apesar do revés, foi sensacional no assinalar do seu prestígio numa cidade tão relevante no panorama cultural.
Dos grandes países do continente europeu, só faltava deslumbrar em Espanha e foi isso que fez durante quatro anos, entre 1792 e 96, na cidade de Madrid, no seu Teatro de los Caños del Peral. Aproveitando a vizinhança do país em relação à sua casa, regressou a Portugal, num país que era, ironicamente, o único que lhe impunha restrições nos palcos e que não lhe reconhecia os dotes tão propalados por essa Europa fora. Aliás, a sua atuação de comemoração do nascimento do futuro rei D. João VI não seria assistida pela família real, para além de lhe ser imposta uma autorização para atuar publicamente, por ser mulher e isso ser proibido no reino. Porém, e após um breve período na cidade de Nápoles, Todi viria para ficar em Portugal, fixando-se, agora, na cidade do Porto. Foi nesta cidade que o seu marido viria a falecer, dois anos depois do regresso, em 1803. Viúva, sentiria as agruras das invasões napoleónicas na cidade, sendo obrigada a fugir (no célebre desastre da Ponte das Barcas) e a deixar para trás muitos dos seus pertences, incluindo os bens que a imperadora Catarina lhe havia dado. Mesmo sendo presa, acabaria por, graças ao prestígio que havia consumado em França, escapar ilesa das forças francesas.

Era tempo de voltar à cidade onde havia começado a sua carreira, Lisboa. Para aí voltou aos 58 anos e onde passou o resto da sua vida, assim como o período em que desenvolveu cegueira total. No entanto, seria um acidente vascular cerebral que a viria a encaminhar para a morte três meses depois deste incidente. Seria sepultada num antigo cemitério, o da Igreja da Encarnação, e, apesar deste ter sido extinto, permanece nas suas imediações, sem o reconhecimento dos seus restos. Não obstante, o seu legado seria imortalizado na cidade que a viu nascer – dá o nome ao seu Fórum Municipal, assim como a uma das suas principais avenidas -, para além de ter, em Lisboa, uma rua com o seu nome. Seria o reconhecimento de uma mulher que, dominando os mais relevantes idiomas europeus – o alemão, o italiano, o francês, o alemão -, conquistou toda essa Europa, fazendo valer a sua voz e a sua sensibilidade como atriz para ser uma manifestação de emoção e de poder musical e artístico.

Luísa Todi foi, assim, uma celebridade no panorama cultural europeu, numa fragmentação continental que ainda torna mais meritória a sua presença unificadora. Todas as realidades geopolíticas no continente renderam-se aos talentos e à graciosidade de Todi, que partilhou o palco com vultos da maior importância no contexto da música erudita, inclusive com Beethoven. Destes seus méritos, Portugal só a viria a honrar e a estimar verdadeiramente numa fase de decadência física, em que já não estava no auge das suas faculdades físicas e musicais. Não obstante, a sua presença e a sua fama, tanto nos méritos vocais como, até, composicionais, seriam uma nova força na presença das mulheres como protagonistas em espaços de tão premente masculinidade; e em que Todi faria maravilhar o todo.

1 comentário:

Manuel Baptista disse...

No domínio da música de tecla, também é interessante a produção em Portugal e no Brasil:

https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2019/04/musica-para-tecla-portugal-e-brasil-sec.html