Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

TERESA TENG, «DIVA» DA FORMOSA, CEDO DESAPARECIDA



 Teresa Teng (1953  1995), foi na sua curta vida idolatrada por vários povos do Oriente, não apenas da Formosa (onde nasceu), na China continental ou em Hong Kong, mas também em Singapura, Malásia, Indonésia e Japão. 

A sua extraordinária voz expressiva, assim como a sua capacidade de comunicar facilmente com o público nos espetáculos, explicam em parte o seu sucesso. Mas, creio que a qualidade dos arranjos e inteligentes orquestrações de canções tradicionais e canções pop, foram também responsáveis pelo seu sucesso. Gravou canções em mandarim, cantonês, vietnamita, indonésio, japonês e inglês

Embora o seu talento a tenha projetado desde muito cedo para a celebridade, a sua carreira foi interrompida pela morte aos 42 de idade, devido a ataque de asma quando em férias na Tailândia, em 1995. Mas, nunca deixou de estar presente no povo chinês, que continua a cultivar a sua memória - geração após geração.

Nesta pequena seleção incluí canções em inglês, mandarim, cantonês e indonésio. Escolhi doze vídeos, dos mais de 200, gravados ao vivo ou em disco, que se podem ouvir/ver no Youtube. 

CLICA NO TÍTULO ABAIXO, PARA OUVIRES:

 TERESA TENG, FORMOSA




Sem comentários: