A realidade «judaica do Antigo Testamento» do povo judeu de Israel atual é tão fictícia como a dos germânicos serem «arianos» e terem sido declarados como «a raça superior» pelo regime de hitleriano. Na verdade, são os palestinianos muito mais próximos geneticamente do povo judeu de há dois mil anos,. Isso não lhes confere um estatuto especial, mas apenas mostra o grotesco e a monstruosidade de basear uma política em dados étnicos ou «rácicos». Toda a política baseada em elementos raciais é uma clara negação dos Direitos Humanos, inscritos na Carta da ONU e em inúmeros documentos oficiais de todos os países (incluindo Israel).

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Fórum Económico de São Petersburgo: discurso histórico do presidente Putin


                                                             Tradução simultânea em francês

Nota: O discurso de Putin no Fórum Económico de São Petersburgo é uma peça de oratória muito cuidadosa, que vale a pena ver e ouvir. Não apenas para aprovar ou desaprovar, para aplaudir ou vilipendiar. É de facto importante não obstante haver nela (inevitavelmente) uma argumentação a favor das medidas de «operação especial na Ucrânia» pela Rússia, como de contraposição em relação à barreira de propaganda dos países do bloco NATO. A audição atenta deste discurso  demonstra que é impossível não ter em conta vários ângulos e dados concretos, para equacionar as questões. Como todos os discursos dum Chefe de Estado, este tem de ser analisado em termos críticos e considerando o contexto. 

Pareceu-me valer a pena transcrevê-lo dada a barragem de propaganda anti-russa e anti-Putin que tem atingido o universo mediático ocidental, ocultando o acesso à visão, ao ponto de vista do outro lado: Que sejam argumentos válidos ou não, o que é importante é que cabe ao leitor-auditor decidir. Do meu ponto de vista, a censura e distorção propagandística das posições russas não proporciona o acesso à realidade, portanto à verdade. São parte duma intolerável censura de alguns poderosos, que se atribuem o direito de ditar a todos os outros cidadãos o estes que têm direito, ou não, de ajuizar!








1 comentário:

Manuel Baptista disse...

https://www.globalresearch.ca/turkey-once-more-betrays-east/5785053
O volte-face da Turquia seria de esperar. O que surpreende é a catastrófica atitude condescendente de Putin, face ao adensar do cero à Rússia com a adesão da Suécia e da Finlândia. A III Guerra Mundial começou há muito e o pior desenvolvimento é de temer.