Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sábado, 2 de julho de 2022

[MATTIAS MESMET] A PSICOLOGIA DO TOTALITARISMO

 

                                           












O Professor Mattias Desmet é um psicólogo belga, com um mestrado em estatísticas, que ganhou reconhecimento mundial nos finais de 2021, quando apresentou o conceito de «formação de massas» como explicação para o comportamento absurdo e irracional que tínhamos vindo a verificar, em relação à pandemia de COVID e às contramedidas que foram decretadas. 

Ele também nos avisou que a formação de massas pode dar origem ao totalitarismo, que é o assunto do seu novo livro, saído no mês passado de Junho de 2022, "The Psychology of Totalitarianism."


[Em baixo - em tradução minha - uma passagem da referida obra]

“Ao fim e ao cabo o desafio último não será tanto o de mostrar às pessoas que o coronavírus não era tão perigoso como esperávamos, ou como a narrativa do COVID estava equivocada, mas antes que esta ideologia  é problemática; que este transumanismo e esta ideologia tecnocrática são um desastre para a humanidade. Este pensamento mecanicista, esta crença de que o Universo e o Homem são uma espécie de sistema mecanístico, que deveria ser conduzido e manipulado dum modo mecanístico, tecnocrático e transumanista. Este é o desafio último: Mostrar às pessoas que a visão transumanista do humano e do mundo implicam a desumanização radical da nossa sociedade. Portanto, penso que este é o desafio verdadeiro que temos de enfrentar.

Trata-se de mostrar às pessoas o seguinte: 

Vejam, esqueçam por momentos a narrativa do Coronavírus. Aquilo para o que nos dirigimos - se continuarmos no mesmo caminho - é uma sociedade transumanista radical e tecnologicamente controlada, que não deixará qualquer espaço para a vida do ser humano.”

Foi com intenso prazer (pela qualidade da obra) e preocupação (pela seriedade das situações reveladas), em simultâneo, que li esta obra. Estou certo que nenhum dos meus leitores se irá arrepender em também ler esta obra, que eu considero um marco para a reflexão em psicologia social e em política. Acredito que a sua importância vai ser reconhecida cada vez mais, como uma das grandes obras deste século.  

O ensaio de Mesmet está a revelar-se como o grande «best seller» deste início de Verão. 


----------------------

Ler também: 

https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2021/12/prof-mattias-mesmet-entrevistado-sobre.html


----------------------------


PS : O que é porno- de medo?

What is Fearporn? Is it really a thing?


6 comentários:

Manuel Baptista disse...

O totalitarismo implica um desprezo concreto pelos cidadãos. Ele traduz-se na arrogância, patente ou mal disfarçada, que é ilustrada nos numerosos exemplos do artigo abaixo:
https://www.zerohedge.com/covid-19/insufferable-arrogance-constantly-wrong

Manuel Baptista disse...

https://off-guardian.org/2022/07/06/im-done-with-the-left-right-divide-now-its-humans-vs-the-robotic-corporate-state/
Esclarecedora entrevista a um dos fundadores de «Food Not Bombs». Mostra como a esquerda, também os anarquistas, ficaram completamente submissos ao discursos do poder durante a crise do COVID, com algumas, raras exceções. Provavelmente, vítima do estado de «hipnose coletiva»

Manuel Baptista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manuel Baptista disse...

https://childrenshealthdefense.org/defender/freedom-naomi-wolf-the-bodies-of-others/?utm_source=salsa&eType=EmailBlastContent&eId=57073d10-1d9e-471c-82c6-c1a40e19066c

Naomi Wolf «O Corpo dos Outros» - demonstra a profundidade do ataque contra a liberdade e o ser humano, desde o início da pandemia do COVID e a barbaridade que se lhe seguiu.

Manuel Baptista disse...

De Herland Report:
https://hannenabintuherland.com/news/the-psychology-of-totalitarianism-and-mass-formation-a-dangerous-collective-type-of-hypnosis/

Manuel Baptista disse...

Filósofa holandesa explica como somos empurrados para conformidade com os juízos e pontos de vista do poder (Legendas em inglês) https://www.youtube.com/watch?v=YNC0Hn6eE7M