Será a chamada «energia renovável» uma energia «limpa»? Será renovável, mesmo? Serão sustentáveis industrias e transportes baseados nas «energias renováveis»? Teremos de nos conformar em «decrescer ou morrer»?
Tudo isto merece reflexão.
Estou longe de ter uma posição definitiva sobre estes assuntos. Porém, existe grande falta de conhecimento e de sentido crítico nos que aderem a «sentimentos» ecológicos, não a uma ciência ecológica, baseada em factos. Os sonhadores devem - de tempos a tempos - descer às realidades terrenas. Afinal, é nesta Terra, finita, que temos de viver.
Primeiro, algumas fotos da coleção de «VLB» de projetos energéticos renováveis, ou não e sobre as minas onde se vão buscar matérias-primas necessárias à construção dos painéis solares, das eólicas, dos EVs, etc...
Abaixo das fotos, coloquei links/ elementos para construir um dossier, com várias perspetivas, em torno da energia renovável e dos recursos mobilizados para este fim.
-----------------------
https://www.zerohedge.com/news/2021-12-28/pictorial-mines-around-world-part-ii
Algumas fotos da coleção de imagens dos links acima.
Barragem Hoover, represa
«Quinta eólica» na ilha Kodiak, Alaska
ELEMENTOS PARA UM DOSSIER
Para além do lítio: https://www.youtube.com/watch?v=EoTVtB-cSps
Excelente explicação sobre problemas de rendimento das células fotovoltaicas:
Efeitos «colaterais» da energia eólica:
Geopolítica do lítio:
Avaliação da poluição causada por automóveis elétricos:
Zero carbono??
4 comentários:
https://www.zerohedge.com/energy/commodities-king-sees-structural-supply-side-commodity-inflation-sending-oil-200
Se os preços do barril de petróleo forem da ordem de $200, quem vai ganhar com isso? Serão os pobres? Será a classe média? Não ... quanto muito os muito ricos que ficarão com as reservas de petróleo no solo, para dominar ainda mais e melhor o planeta!
Why Do NATO States Commit “Energy Hara Kiri”?
Green Zero Carbon Madness. Industrial Collapse?
https://www.globalresearch.ca/why-do-nato-states-commit-energy-hara-kiri/5767063?pdf=5767063
Neste artigo de W. Engdahl pode encontrar informação que lhe é sonegada, fazendo com que se tenha uma ideia utópica das chamadas «energias renováveis».
Os EUA têm tudo a ganhar da fraqueza estrutural do abastecimento energético da Europa. A forte pressão para Alemanha cancelar o Nord Stream 2, resulta do poderoso lobby do fracking: O «Shale Gas» nos EUA não é rentável; as empresas do gás de xisto apenas estão a operar por causa de apoio dos bancos, os quais, por sua vez são discretamente (!) apoiados pela FED, com seu «Quantitative Easing to Infinity»! Vemos então porque razão os europeus são empurrados para uma «transição energética» atabalhoada, sem faseamento, causadora (já, agora!) de severas crises de abastecimento e de grandes subidas de preço. Sem dúvida, o gás liquefeito vindo dos EUA, vai tornar-se «rentável», pois os vassalos europeus não terão outra escolha para seus lares e sua indústria!
Bill Blain sobre a importância do gás natural na transição energética:
https://www.zerohedge.com/geopolitical/militant-esg-has-become-biggest-threat-solving-climate-change-energy-transition
Enviar um comentário