Mas, também são notáveis pela escrita idiomática para piano, um instrumento recentemente inventado, quando Haydn escreveu estes concertos, cerca de 1760.
Cristofori, inventara o «cravo a martelos», ou piano-forte, como veio depois a ser chamado, em torno de 1700. Porém, tais invenções costumam ficar como meras curiosidades, antes que músicos célebres se interessem pelo referido instrumento. Mas, a partir desse momento, serão compostas e interpretadas muitas peças.
A literatura específica para o piano-forte começa sobretudo com compositores da segunda metade do século XVIII, como Galuppi, C. P. E. Bach, Haydn e Mozart...
A qualidade musical destes concertos aqui gravados é realçada pelo rigor da interpretação de Benedetti Michelangelo. Dizem que o concertista afinava ele próprio os pianos, antes dos recitais, tal era o seu grau de exigência. Isto é coerente com a limpidez da sua interpretação, como se pode ouvir aqui.
Usufrua destes concertos para piano; sua alegria e boa-disposição são uma boa terapia anti-depressiva!
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