Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sexta-feira, 19 de março de 2021

O COLAPSO EM UMA IMAGEM

 

A imagem é retirada do vídeo...

«The Standard of Living of Many Americans Will Change Painfully in Coming Months! U.S. Economy Broke»

https://www.youtube.com/watch?v=Q2qbmYNnjgI

Meu comentário:

Um dólar, em 1913, tinha um valor muito maior que em 2020. O dólar perdeu, desde então, 97% do seu poder aquisitivo. Seria necessário os salários terem aumentado, pelo menos, na mesma proporção para que as pessoas mantivessem o mesmo poder de compra, apesar da descida contínua do valor da divisa na qual são pagas. O dólar é um dos casos menos maus: Muitas divisas em papel deixaram de existir, outras perderam o seu valor real muito mais depressa que o dólar.

A hiper-inflação será a conclusão final da perda de valor aquisitivo do dinheiro-fiat, quer se trate do dólar, ou doutras divisas. 

A degradação do poder aquisitivo das pessoas irá levar à descida de muitas abaixo do limitar de pobreza. Mas, além disso, levará a que os comércios, as pequenas indústrias, fiquem em situação de falência. 

A crise dita «do COVID» mas - na realidade - engendrada intencionalmente pelas oligarquias, «levou ao tapete» as economias, em particular as pequenas e médias empresas, fortemente dependentes para o seu negócio do poder aquisitivo dos consumidores. 

Os «estímulos» decretados pelos governos e bancos centrais, são sobretudo para salvação das grandes empresas, cotadas em bolsa. Mas, o tecido empresarial é sobretudo composto pelos muitos milhares de empresas não cotadas. 

Também os assalariados não serão «resgatados do naufrágio» porque o que lhes é dado, é uma esmola; dão-lhes uma parte do salário, embora não estejam a produzir. Dar uma esmola, é como atirar uma bóia furada a um náufrago; muito depressa a bóia esvazia-se e ele é tragado pelas ondas. 

Para preservar o valor do que ganhámos, num ou noutro momento da nossa vida, a solução é a conversão de pequenas e grandes poupanças em ouro: Uma moeda de dólar-ouro dos EUA de 1913,  hoje vale mais 95%, em dólares-papel, do que naquela data. 

Os discursos descartando o ouro como refúgio, são enganadores. Aliás, quem os faz, sabe bem o que expus acima. Conclui-se que terá, provavelmente, interesse em manter o público num logro.

Dólar, euro, libra, ou criptomoedas... Tudo isso são moedas ou divisas «fiat», destituídas de valor intrínseco. O seu valor vai diminuindo e tenderá para zero, ao contrário dos metais monetários (ouro e prata). 

Estes, são reconhecidos como intrinsecamente valiosos em qualquer parte do mundo; são sempre cambiáveis por moeda local; têm muitas aplicações industriais e têm uma história de utilização monetária de mais de 5000 anos. Por isso, são muito mais confiáveis do que as divisas cuja produção e valor dependem de instituições, os bancos centrais e os governos.



Sem comentários: