sexta-feira, 26 de março de 2021

[OBRAS DE MANUEL BANET] «Quando eu estiver a fazer barro...»


Quando eu estiver a fazer barro

Sim, que resta de tudo o que este corpo desejou

Quando eu estiver num diálogo com os vermes

Que amor se acalenta ou se acabou?


Estamos sempre escutando aquela voz

Que nos diz sermos eternos

Porém, da vida eterna descremos

Não há coerência, nem senso


As coisas transitórias eu amo

Na sua transitoriedade,

A sua fugaz aparência

Não me ilude, mas encanta


Assim somos feitos, como sempre

Sem qualquer renúncia a tomar

O que é efémero, por eterno

E o eterno, menos que um sopro  


Vogue eu, venhas tu,

Acordados neste sonho, para 

Mais viajarmos em voo

Não de asa, mas de vento


Só nos cantos obscuros da mente

Encontro aquele fio de lã

Que nos dá o discernimento

De Ariadne nos Infernos


O resto é como uma barca,

Que se toma sonhando, no Verão

E as gaivotas deslizam audazes

Junto dos nossos mastros


Navego pelo sonho como pela vida

Sem distinguir, não vá eu acordar

Numa terra desconhecida

Acordar sim, mas no outro lado,

Naquele sereno céu estrelado








Sem comentários: