A série de assassinatos (ou tentativas de) a que vimos assistindo e continuaremos a assistir, são operações da CIA, do MI6 e doutros serviços da OTAN, que contratam «homens de mão» para atentados terroristas. Desde 07 de Outubro de 23 assistimos a um horrível massacre contínuo de população inocente às mãos do exército IDF de Israel, cometendo crimes de guerra. Mas, também há uma multiplicação de atos de terrorismo contra alvos especiais, pelo «Grande Hegemon».

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Efeméride: VITÓRIA LIBERAL de 24 de Julho de 1833

A efeméride do 24 de Julho de 1833

As tropas liberais subiram pelo Alentejo acima até Lisboa, enquanto uma esquadra inglesa se aproximava da capital. O governo de D. Miguel, absolutista, estava completamente isolado da população, as suas tropas também mostravam falta de entusiasmo para enfrentarem os liberais.
O governo e o alto comando militar escolheu sair de Lisboa, levando as tropas que a guarneciam, permitindo assim que as tropas liberais entrassem na capital sem disparar um tiro. Foram entusiasticamente acolhidas pela população, a qual mais do que sentimentos pró-liberais estava sobretudo farta de ser humilhada pelos partidários de D. Miguel, que se queriam vingar sobre o povo, de ter havido uma revolução francesa e das ideias e formas de governo daí resultantes já não se coadunarem mais com a ideia de monarquia de inspiração divina. 
A entrada em Lisboa foi pacífica, mas a guerra civil que durou 4 anos, foi dura e deixou muitas marcas, quer na sociedade civil, quer na infraestrutura deste país.



                            

                     Duque da Terceira, comandante das forças de D. Pedro

Sem comentários: