Denis Noble é um fisiologista britânico que se tem interessado pela evolução. Há cerca de 18 anos, publicou o livro «The Music of Life» [A Música da Vida](ver 1º vídeo), onde propõe uma abordagem organísmica e integrada da expressão genética e do desenvolvimento do indivíduo. O organismo, o ser na sua totalidade, é que estará ao comando, em relação à expressão dos genes, segundo Denis Noble. Hoje em dia, esta sua abordagem é consensual. Porém, ainda existem resistências nas hostes «neodarwinianas», porque estão envolvidas, principalmente nos EUA, numa longa polémica com os criacionistas, situação que não ocorre no continente europeu.
A entrevista que deu (ver vídeo nº2), intitulada «A Terceira Via do Evolucionismo», esclarece o seu pensamento sobre evolução. Ele próprio considera que sua visão se confronta apenas com as formulações erradas dos fenómenos, ou seja, com barreiras artificiais, resultantes da forma simplista, redutora, como os livros de texto continuam a tratar os assuntos da Evolução.
2 comentários:
Postagens interessantes, relacionadas com o tema:
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2024/05/a-genetica-nao-e-aquilo-que-te.html
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2022/01/humilde-planta-poe-em-causa-validade-da.html
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2021/10/o-adn-lixo-que-afinal-nao-era.html
Temática próxima, a da origem da vida: https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2024/08/origem-da-vida-e-designio-inteligente.html
Enviar um comentário