Este nº11 da série de vídeos musicais é bastante «leve», pois estamos em férias. Sugiro que aproveitem a sesta para se deliciarem com as 5 composições cantadas por grandes interpretes.
Houve uma moda, nos anos 50 e 60, de fazer versões em inglês de canções inicialmente compostas em francês, ou noutros idiomas (italiano, espanhol...). Depois, muitos cantores e grupos não anglófonos, começaram a cantar diretamente em inglês. Perante o sucesso comercial obtido, reforçaram esta anglofonia.
Hoje em dia, quando os oiço, confesso que os acho - quase sempre - ridículos, patéticos. Porém, o talento faz com que uma «salada anglo-francesa» se torne palatável e até mesmo agradável, como é o caso das canções aqui apresentadas.
A mistura de duas línguas tão diferentes no modo de as pronunciar, apesar de tão próximas dos pontos de vista da Geografia e da História, resulta algo insólita. Penso que seja tal contraste que desencadeia o efeito cómico, nestas obras superiormente interpretadas pelos respetivos artistas: Patachou, Charles Aznavour, The Beatles, Louis Armstrong e Léo Ferré.
1 comentário:
Podem consultar, se quiserem, as outras (10) postagens das «Segundas-f. musicais»
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2024/07/musica-militar-para-que-serve-segundas.html
Enviar um comentário