*Nota: A tradução mais comum para "hanging fruit" é «oportunidade fácil» ou «resultado fácil de alcançar». No entanto, preferi usar uma expressão mais literal, como "fruto pendente", pois esta é compreensivel no contexto deste artigo.
---------------------------
O presidente Trump deve ter feito uma grande pressão para que o elegessem prémio Nobel da Paz. O juri do Nobel deve ter sentido alguns pruridos de consciência e decidiu antes escolher uma venezuelana, líder de oposição anti chavista e grande amiga dos EUA. Maria Corina Machado, eleita prémio Nobel da Paz, "não é nenhuma flor pacifista":
- Internamente, não cessou de fazer apelos incendiários à sublevação contra o regime de Maduro.
- Em relação ao estrangeiro, convidou os «pacíficos» Netanyahu e Trump, a invadirem o país, com a garantia de que, se o fizessem e a pusessem na presidência, teriam garantido o petróleo venezuelano e tudo o mais.
Não creio que estas tomadas de posição públicas sejam adequadas para quem está comprometida num caminho de paz e de oposição não violenta!
No entanto, a Venezuela tem forças militares e populares que não seria prudente ignorar. Se houvesse invasão pelos EUA ou forças mercenárias, a tarefa não seria fácil. Além disso, a Venezuela está hoje de boas relações com as potências mais significativas do ponto de vista económico e militar dos BRICS, a China e a Rússia. Tanto os chineses como os russos já deram discretos sinais de que não irão ficar passivos perante uma eventual tentativa de derrube do regime venezuelano.
Um império em decadência acelerada já não mete tanto medo, sobretudo após os fiascos militares deste século XXI: Afeganistão, Iraque, Líbia, assim como outras situações em que os americanos foram obrigados a recuar. Na verdade, as " guerras sem fim" que eles vão criando - incluindo a Ucrânia - são apenas causadoras de morte, destruição e dívidas colossais, além de criarem animosidade em muitos povos e governos diversos. Alienaram laços fortes com a Arábia Saudita, Indonésia e vários países africanos ou latino-americanos. O apoio incondicional ao governo de Israel, nestes dois anos de matança de civis indefesos em Gaza, também contribuiu para que muitos perdessem a ilusão sobre as intenções humanitárias e benévolas de Washington.
Maduro, vendo as provocações constantes, o assassinato dos tripulantes de lanchas, supostamente transportando droga para os EUA (creio que já afundaram 4 desses barcos), percebeu que as forças militares dos EUA se preparavam para uma invasão da Venezuela. Estas brutais execuções extra-judiciais de pessoas que os americanos nem sabiam ao certo quem eram, são mais uma prova da hipocrisia do poder imperial. Mas, sobretudo, revelam o intuito de criar o pretexto da agressão («casus belli») e derrube do governo de Maduro.
O fruto pendente das enormes reservas de petróleo e das minas de ouro da Venezuela, devem ter feito salivar os "neocons". Wolfowitz, um destacado neocon conselheiro de George W. Bush, argumentava (em 2003) que a invasão do Iraque "se pagaria a si própria" com as enormes somas obtidas na venda de petróleo deste país. Sabemos que não foi assim, mas também sabemos que pessoas gananciosas e estúpidas são capazes de cair duas vezes no mesmo erro.
De qualquer maneira, se houver guerra, não é a oligarquia dos EUA que irá pagar a fatura. São os pobres, que irão mais uma vez servir como carne para canhão em guerras do Império Ianque...
5 comentários:
O Império visto por dentro:
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2025/10/sindicato-do-crime-usa.html
O roubo do ouro venezuelano, que estava à guarda da LBMA em Londres:
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2024/07/principe-saudita-impediu-confisco-de.html
Consultar obra de Anya Parampil sobre como são orquestrados os golpes e derrubes de governos hostis aos EUA:
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2023/09/anya-parampil-taticas-de-mudanca-dos.html
Uma história resumida das malfeitorias da CIA na América Latina:
https://the307.substack.com/p/what-the-new-york-times-left-out
Este artigo, abaixo, dá-nos uma ideia de quem é Maria Corina Machado, dados biográficos que ajudam a perceber o papel que tem desempenhado:
https://www.rt.com/news/626205-nobel-that-wasnt-trumps/
Enviar um comentário