Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

UMA DIVISA DE RESERVA INTERNACIONAL NÃO É NECESSÁRIA; SERIA PREJUDICIAL


 

5 comentários:

Manuel Baptista disse...

A guerra na Ucrânia é causa próxima da divisão profunda não só em relações monetárias, mas também no comércio internacional, nos transportes, na conectividade...Leia:
https://www.marinelog.com/uncategorized/op-ed-how-the-world-tanker-market-split-due-to-the-ukraine-war/

Manuel Baptista disse...

https://www.zerohedge.com/news/2023-10-01/part-1-chinas-gold-dilemma
Interessante artigo no Zero Hedge, sobre a pública aquisição de ouro pela China.
O Yuan ser indexado (oficialmente) ao ouro, isso iria provocar levantamentos do ouro das reservas oficiais. Que vantagem para a China? Mas ouro como reserva estratégica, sim. O ouro pode servir para saldar um défice na balança comercial com outro país, por exemplo.

Manuel Baptista disse...

Um membro do Banco de França reconhece que a digitalização das divisas (CBDC) é política oficial na área do euro e mundialmente:
https://www.zerohedge.com/geopolitical/cbdc-lays-foundation-new-global-monetary-system-french-central-bank-admits

Manuel Baptista disse...

Proposta de lei no Congresso dos EUA para bloquear a introdução de CBDC. Veremos se vai ser transformada em lei; duvido, mas mostra um louvável esforço. Oxalá que o exemplo frutifique e sejam feitas propostas no mesmo sentido, na Europa.

https://www.youtube.com/watch?v=3PAu7thGgmA

Manuel Baptista disse...

A incultura do público em geral, relativamente às questões monetárias, tem facilitado a perpetuação de um sistema fraudulento, mantido por aqueles a quem o sistema serve: grandes bancos e magnates.
Quem o demonstra com clareza é o entrevistado à TVL, Ludovic Malot:
https://www.youtube.com/watch?v=GVg3_QtKPzA