Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

CHINA ENSAIA YUAN DIGITAL, CONVERTÍVEL EM OURO

                          10 inolvidables paseos por la mágica SHANGHAI - Viajar es para siempre
                          foto:  Xangai, local da «Shangai Gold Exchange» (SGE)

Segundo o bem informado jornalista Pepe Escobar, um Yuan exclusivamente digital está a ser ensaiado em quatro regiões chinesas. Este seria o protótipo de cripto-Yuan, destinado a garantir aos países que fazem comércio com a China, uma estabilidade no valor da divisa, com benefício imediato na confiança recíproca e, portanto, destronando definitivamente o dólar, até agora mantido como principal divisa de reserva mundial, graças à compra de petróleo usando em exclusividade os dólares no mercado mundial. 
Embora o assunto não seja novo, o facto de haver uma atitude experimental do banco central chinês (PBOC), diz-nos que o lançamento do «cripto-Yuan» com garantia-ouro está para breve.
Não é provável que seja directamente convertível em ouro, mas acredito possa ser usado o «cripto-Yuan» na compra de ouro físico, no mercado de Xangai (SGE). 

Note-se que os mercados de «commodities», em Nova Iorque e Londres, têm servido, há longos anos, aos grandes bancos ocidentais (e Estados que se escondem por trás deles), para manipularem as cotações do ouro e doutros metais preciosos, através da emissão de contratos de futuros vazios (o «ouro-papel»). Portanto, o volume de compras e vendas de contratos de ouro e prata destas plataformas (o COMEX e LBMA) não tem relação com o volume de transacções de metais físicos que aí ocorrem. Tenho dedicado muitos artigos a este assunto desde há longo tempo.
Para evitar a ingerência e as sanções americanas, os chineses e os russos, nas suas trocas comerciais recíprocas, têm saldado os diferenciais destas trocas em ouro ou notas de crédito em Yuan, com possibilidade destas servirem para compra de ouro no mercado de Xangai. 
Segundo Jim Willie*, o mecanismo teria sido aplicado na venda de petróleo à China, pela Arábia Saudita e outras potências petrolíferas do Golfo, embora o façam de forma discreta, para manter uma fachada de fixação dos preços do «crude» em dólares US.

(*pode ver uma entrevista-vídeo recente aqui)

PS1: artigo do SCMP mostra o que é realmente a criptomoeda do People's Bank of China, o cripto-Yuan. Os maiores receios quanto à sociedade de controlo são justificados: https://www.scmp.com/economy/china-economy/article/3083952/what-chinas-cryptocurrency-sovereign-digital-currency-and-why?utm_medium=email&utm_source=mailchimp&utm_campaign=enlz-gme_scmp_focus_hk&utm_content=20200515&MCUID=a41d4f7ba2&MCCampaignID=06b83b1130&MCAccountID=7b1e9e7f8075914aba9cff17f&tc=13

Sem comentários: