Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

COMPARAÇÃO ENTRE TESLA E HONDA



Vivemos num mundo completamente louco, em que o valor das coisas, das empresas, de todos os negócios está de «pantanas», devido à especulação. 
A bolsa tradicionalmente era o local onde as empresas iam obter capital para a sua actividade. A relação entre a cotação bolsista e o desempenho de uma empresa não era linear, mas - de qualquer maneira - havia um reflexo directo. 
No passado, se uma empresa acumulava enormes passivos, sem volume de negócios que se visse, apenas com «golpes de publicidade», era rapidamente posta de lado, afundava-se, tinha de declarar falência... mas, agora, isso já não funciona assim! 

[excerto de «Sovereign Man» (Simon Black):]
....
 “A Tesla está em maus lençóis, devido a demasiada dívida, demasiado pouco dinheiro em caixa, demasiadas perdas, demasiadas despesas com serviço de dívida, um custo demasiado elevado de mão-de-obra na zona de San Francisco, demasiado poucos centros de reparação, demasiados processos em tribunal, demasiada competição que está chegando, demasiados empregados que abandonam, poucas isenções sobre impostos e demasiados problemas éticos, que os reguladores irão acabar por descobrir."
“É apenas uma questão de tempo até a companhia entrar em ruptura independentemente da quantidade de automóveis que vendam neste trimestre ou no próximo"
“A Honda fabricou e vendeu 1.3 milhões de carros e 5.3 milhões de motociclos no trimestre passado. A Tesla fabricou e vendeu 83,000 carros. É suposto ficarmos impressionados com esta última?”
“Porém as acções da Tesla, apesar da sua descida recente, ainda correspondem a uma valoração muito maior que as da Honda. Tenha-se em conta que esta possui 18 mil milhões em dinheiro e a Tesla, 10 mil milhões em dívida. A situação ainda se torna mais absurda quando se sabe que a Honda teve um ganho acima de 9 mil milhões no ano passado, enquanto a Tesla teve perdas no montante de 2 mil milhões. "
Esta comparação mostra-nos o absurdo a que chegaram os mercados financeiros, neste momento!

Sem comentários: