Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

ESTAREMOS A ASSISTIR AOS ÚLTIMOS DIAS DO JORNALISMO INDEPENDENTE?

 Hoje (02 de Nov. 2020), no preciso dia em que foi anunciada a morte de um dos maiores jornalistas da actualidade, Robert Fisk, tenho a sensação de que estamos a viver um ataque sem precedentes contra a liberdade de informação: 

A demissão de Glen Greenwald do jornal on-line, de que é fundador, «The Intercept». 

A continuada «campanha de silêncio», perante o julgamento iníquo de Julian Assange, por parte da media corporativa.

Além da perseguição e censura contra imensas pessoas que se têm pronunciado contra as políticas de «lockdown» e a forma como os governos estão a gerir as questões do Covid-19, por parte dos gigantes das «redes sociais» (Facebook, Twitter, Google, Youtube...), que estão mais associadas ao controlo das mentes, do que a dar oportunidade às pessoas de se expressarem.

 Mas, as coisas não se ficam por aqui: neste momento, aumentam de intensidade as campanhas orquestradas a partir do poder, contra a Rússia e a China, com o intuito (muito claro) de manter a população dos países Ocidentais sob uma capa de medo e receio das manobras do «inimigo», exactamente como nos piores momentos da Guerra Fria Nº1, durante o período do «Mac Carthismo». 

Estas «salvas» de artilharia mediática costumam anteceder as guerras (com tiros). 

Quais vão ser os países e povos que irão suportar a brutalidade do imperialismo dos EUA, após a eleição do novo presidente? 



3 comentários:

Manuel Baptista disse...

Veja entrevista dada por Greenwald: https://www.youtube.com/watch?v=l8pkCZBjgrk&feature=emb_logo

Manuel Baptista disse...

A tentativa de conspurcar a memória do jornalista íntegro que foi Robert Fisk mostra a baixeza a que chegou o jornalismo mainstream:~
https://www.unz.com/jcook/establishment-journalists-are-piling-on-to-smear-robert-fisk-now-he-cannot-answer-back/

Manuel Baptista disse...

Relativamente a Julian Assange: Fazem «marinar» o jornalista e editor, durante mais de dois anos, para finalmente produzir uma sentença que pode significar a sua condenação à morte, ou talvez pior, a sua sobrevivência em condições infra humanas até morrer «naturalmente»: https://www.zerohedge.com/political/british-court-rules-julian-assange-can-be-extradited-us