domingo, 24 de maio de 2020

CORONAVÍRUS: AVANÇOS E RECUOS NA DETECÇÃO, TRATAMENTO E VACINAÇÃO

                           Scientists around the world are racing to develop a vaccine. Photo: Xinhua

Segundo o SCMP (South China Morning Post), os médicos do exército chinês terão desenvolvido uma vacina que está a ser testada e que tem dado resultados positivos. 
Ironicamente, a vacina experimental desenvolvida pela «Moderna» e financiada pela Fundação Bill e Melinda Gates não está a dar os resultados esperados. 

O mesmo acontece com um antiviral que se revelou decepcionante - o remdesivir - nos ensaios clínicos nos EUA, produto de um grande laboratório farmacêutico (Gilead). Os regimes onde reina a lei do lucro têm perdido sucessivas batalhas no tratamento da epidemia do coronavírus, quer por terem esvaziado as infraestruturas públicas de saúde, em benefício de clínicas privadas, quer pela sua criminosa campanha contra as soluções existentes (baseadas em medicamentos muito comuns e pouco onerosos Hidroxicloroquina e Azitromicina) e em favor de «soluções» terapêuticas de resultados decepcionantes e caras (medicamentos anti-retrovirais usados para combater a SIDA, ou semelhantes a estes) que dariam lucro aos grandes empórios farmacêuticos.

O único progresso notável e recente nos países ocidentais, é o desenvolvimento dum teste, que está a ser ensaiado no Reino Unido: é um teste que não precisa de infraestrutura de laboratório (pode ser feito numa caixa), dá resultados em apenas uma hora e com grau elevado de fiabilidade. 

Vários epidemiologistas chegam à conclusão de que o confinamento e o «distanciamento social» têm feito mais mal do que bem. Têm também a opinião de que as reduções tanto das mortes, como de novos casos, um pouco por todo o lado, não são o resultado daquelas medidas: são consequência da construção de uma imunidade de grupo que - de qualquer maneira - estaria a ser construída nesta fase da epidemia, com ou sem confinamento. 
Esta visão da dinâmica da epidemia está patente na entrevista dada pela professora de Oxford, Sunetra Gupta (ver aqui vídeo)

Quanto a Neil Ferguson do Imperial College e a Fundação Bill e Melinda Gates, começam a ficar seriamente desmascarados... Sem dúvida, uma boa notícia:  Já não é possível a media corporativa eludir os factos, totalmente. 
Prevejo que a mesma media continue tentando «justificar» o golpe global disfarçado, mas com cada vez menos sucesso.

1 comentário:

Manuel Baptista disse...

Uma associação de médicos e pessoal de saúde organiza-se na Alemanha para divulgar a posição de que as desproporcionadas medidas de confinamento estão a pôr seriamente em causa a saúde pública, a liberdade e democracia...
https://off-guardian.org/2020/05/28/medical-professionals-and-scientists-for-health-freedom-and-democracy/