A Rússia não está interessada em ser «sócia» nesta empresa de neocolonização, por duas razões simples de se perceber:
- 1º Seria acusada de explorar e escravizar os ucranianos, levantando mais rancor, alimentando prováveis movimentos de sabotagem ou de guerrilha anti-russa.
- 2º A imensidão da Rússia e a quantidade de riquezas minerais inexploradas são largamentes suficientes para garantir um futuro de bem-estar para a população, se as referidas riquezas ficarem em mãos nacionais russas e controladas pelo poder político, de forma a não serem sujeitas à predação de capitalistas nacionais e internacionais.
De qualquer maneira, aconselho-vos a ouvir Orlov. Dmitri foi para os EUA com os seus pais, quando menino e regressou à pátria russa há poucos anos. Tem numerosos livros, um dos quais é particularmente interessante, pois estabelece o paralelo entre a decadência do império americano e do império soviético:
- Ele prevê que o caos e miséria nos EUA ultrapassem a catastrofe dos anos 1990 da Rússia pós-soviética, de predação pelos oligarcas (locais e internacionais). Nos anos da presidência de Bóris Iéltsin, a Rússia sofreu uma «hecatombe» populacional, devido ao brusco desaparecimento das estruturas sociais que sustentavam a população mais pobre, mais idosa...
------------
ALGUNS ARTIGOS SOBRE DMITRI ORLOV, NESTE BLOG:
DMITRI ORLOV SOBRE O PRESENTE E FUTURO
Sem comentários:
Enviar um comentário