O OURO DOS BANCOS CENTRAIS

O ouro que está à guarda dos bancos centrais, na Europa, pertence ao respectivo povo. Não pertence ao governo, não pertence ao Banco Central Europeu (BCE), nem à Comissão de Bruxelas. É preciso reafirmá-lo neste momento, pois os governos querem usá-lo na guerra contra a Rússia. Uma guerra que não conta com o apoio da maioria do povo europeu. Os governos procuram a guerra para não ter de prestar contas da sua gestão catastrófica das economias. A guerra serve para disfarçar a bancarrota; esta pode facilmente (e falsamente) ser atribuída à guerra.

sábado, 7 de dezembro de 2024

MÚSICA INSTRUMENTAL CHINESA ( GUQIN E GUZHENG)

GUQIN

                         https://www.youtube.com/watch?v=BcElotwrZ8o


Esta peça instrumental para o cordofone designado por Guqin, reveste-se de características típicas da música chinesa clássica. A estrutura frásica divide-se em secções de ritmos distintos, com uma ondulação, traduzindo o movimento da água: A peça designa-se «A água fluíndo».

Esta peça faz pensar na filosofia Chan (em japonês, Zen), com a sua característica fluidez. A corrente budista Chan desenvolveu-se a partir do Século VI (DC) na China; depois, ramificou-se para a Coreia, o Vietname e o Japão, onde foi designada por Zen.




GUZHENG

Este instrumento - por vezes designado «cítera chinesa» no Ocidente - está presente em várias versões, no Japão, na Coreia e no Vietname e na Ásia central. O Guzheng tem uma diversidade de cordas (21, 25 ou 26), afinadas especificamente na escala de Lá maior pentatónica. É utilizado como instrumento solístico ou de acompanhamento e possui uma sonoridade brilhante. É executado com plectros em forma de unhas, nos dedos de ambas as mãos, como se pode verificar no vídeo abaixo.

A peça abaixo está relacionada com a Lua e chama-se «Cinzas de Amor».

                        https://www.youtube.com/watch?v=_ZY4b6g7JeM


Relacionado:

Sem comentários: