sexta-feira, 11 de agosto de 2023

REPÚBLICA DOS POETAS nº6: VINÍCIUS DE MORAES & O TROPICALISMO








Deixa
Fale quem quiser falar, meu bem
Deixa
Deixe o coração falar também
Porque ele tem razão demais quando se queixa
Então a gente deixa, deixa , deixa, deixa
Ninguém vive mais do que uma vez
Deixa
Diz que sim prá não dizer talvez
Deixa
A paixão também existe
Deixa
Não me deixes ficar triste

Porque ele tem razão demais quando se queixa
Então a gente deixa, deixa , deixa, deixa
Ninguém vive mais do que uma vez
Deixa
Diz que sim prá não dizer talvez
Mas ve se deixa

A paixão também existe
Deixa
Não me deixes ficar triste (bis)

Composição: Baden Powell.




  • TEMPO DE AMOR (SAMBA DO VELOSO)

    Vinicius de Moraes, Baden Powell

    Ah, bem melhor seria
    Poder viver em paz 
    Sem ter que sofrer 
    Sem ter que chorar 
    Sem ter que querer 
    Sem ter que se dar 

    Mas tem que sofrer 
    Mas tem que chorar 
    Mas tem que querer 
    Pra poder amar 

    Ah, mundo enganador 
    Ah, não quer mais dizer amor 
    Ah, não existe coisa mais triste que ter paz 
    E se arrepender, e se conformar 
    E se proteger de um amor a mais 

    O tempo de amor 
    É tempo de dor 
    O tempo de paz 
    Não faz nem desfaz 

    Ah, que não seja meu 
    O mundo onde o amor morreu
Vinícius, o poeta do tropicalismo, da miscigenação, da fusão entre culturas europeia, africana e índia. O Brasil de hoje nasceu dessas três fontes principais. A poesia de Vinícius e as composições de Baden Powell, Toquinho e de muitos outros, estão impregnadas de toda a paixão que um coração lusitano, transposto para os trópicos, poderá exprimir. 
É portanto muito natural que Vinícius seja celebrado aqui também, no extremo ocidental da Europa, como um grande poeta, como aquele que exprimiu os sentimentos de muita juventude através de frases lindas, simples e profundas, como só ele conseguia inventar. Mas, ainda por cima, a música intrínseca dos seus poemas é potenciada pela intervenção de músicos, compositores e interpretes, da maior qualidade (a lista seria demasiado longa, peço às pessoas interessadas para consultar a bibliografia e discografia relevantes).


Alguns apontamentos de poesia e música de Vinícius, que tenho recolhido aqui, neste blog:



4 comentários:

Manuel Baptista disse...

Uma lista de célebres canções, muitas delas cantadas pelo próprio poeta:
https://www.youtube.com/watch?v=yoKJzAodKuI&list=PLUv1WgIwP9IO7BxSTktvtC_ttg6Z4KR6n

Manuel Baptista disse...

Baden Powell foi um dos grandes compositores que pôs em música os poemas de Vinícius. Ele compôs este álbum. Vale a pena ouvir!
https://www.youtube.com/watch?v=E7k5laXSu7I

Manuel Baptista disse...

Leia o comentário ao Álbum, abaixo:

Baden Powell - Os Afro-Sambas (Álbum Completo)

00:00 - 01 - Abertura
06:20 - 02 - Canto de Ossanha
10:35 - 03 - Labareda
16:45 - 04 - Tristeza E Solidão
22:18 - 05 - Canto Do Caboclo de Pedra Preta
25:58 - 06 - Canto de Xangô
31:52 - 07 - Bocoché
35:01 - 08 - Canto de Yemanjá
41:04 - 09 - Variações Sobre Berimbau
47:09 - 10 - Tempo de Amor (Samba Do Veloso)
51:51 - 11 - Lamento de Exu

No mesmo ano em que se conheceram, 1962, Baden Powell e Vinicius de Moraes deram início a uma das mais importantes parcerias da música popular brasileira. Uma primeira leva de 25 canções foi feita em três meses, tempo que Baden passou dormindo no sofá da casa de Vinicius. A parceria continuou. Vinicius andava encantado com o LP Sambas de Roda e Candomblés da Bahia, que também impressionou Baden. Este, por influência do capoeirista Canjiquinha, começara a frequentar rodas de capoeira e terreiros, onde aprendia mais sobre o candomblé. Fascinada, a dupla começou a escrever canções inspirada no tema: Canto de Yemanjá, Bocoché, Canto de Xangô e o clássico Canto de Ossanha. Baden, que também estudava canto gregoriano com o maestro Moacyr Santos, percebeu que os cânticos afros tinham semelhanças com os gregorianos e passou a compor melodias em cima das duas vertentes. Somente quatro anos depois, em 1966, foi lançado o LP Os Afro-Sambas de Baden e Vinicius, onde os dois dividiam os vocais com o Quarteto em Cy. Virou um clássico. Em 1990, uma nova gravação dos afro-sambas virou brinde de um banco. Foram feitos somente três mil CDs distribuídos aos clientes. Dessa vez – Vinicius já havia morrido – Banden cantava com o mesmo Quarteto em Cy. Dois anos depois o disco foi lançado na França. Somente agora, Os afro-sambas – Baden Powell sai no Brasil, pela gravadora Biscoito Fino, com 10 das 39 composições que Baden e Vinicius fizeram juntos.
Biógrafo de Vinicius, o escritor José Castelo, lembra no Livro de Letras, que “talvez nenhuma outra parceria de Vinicius de Moraes guarde tantas semelhanças com o desencontro, com a cegueira e o simultâneo excesso de claridade contido numa relação de estranhamento, quanto a parceria com Baden Powell.” Segundo Castelo, “Vinicius se apaixonou pelo que não tinha”. Enquanto o poeta havia nascido e crescido na zona sul do Rio de Janeiro, convivendo com jesuítas, intelectuais e rapazes de família classe média, Baden nasceu em Varre-Sai, modesta cidade no Norte Fluminense. No Rio de Janeiro, para onde mudou-se no mesmo ano em que nasceu, morou na Zona Norte, tocando violão nas igrejinhas do interior. No primeiro encontro com Vinicius, ainda segundo José Castelo, não conseguiu apertar a mão do poeta. Como recordou Baden mais tarde, “nossas mão direitas estavam ocupadas com copos”. Já Vinicius, guardou uma imagem marcante do futuro parceiro: os dedos do violonista saltavam sobre uma nuvem de cordas. Pouco depois, ao ouvir Baden acompanhando Tom Jobim num pocket-show, Vinicius marcou um encontro com o músico no terraço de um hotel em Copacabana, onde tocaram juntos pela primeira vez. E logo viraram parceiros.
O disco de 1990 teve direção musical e arranjos do próprio Baden, que foi acompanhado por Ernesto Gonçalves (baixo), Paulo Guimães (flauta), Sutinho (bateria, tamborim e agogô), Alfredo Bessax (atabaque, ganzá, cuíca, tamborim e berimbau), Flávio Neves (surdo, atabaque, afoxé e ganzá), Valdeci (pandeiro e tamborim) e o Quarteto em Cy em participação especial em oito faixas (2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 10).
Quando Os Afro-Sambas – Baden Powell foi gravado, Baden já morava há anos na Europa mas, pouco depois, renegou o trabalho por ter se convertido a um culto evangélico. Passou a repudiar as referências ao candomblé contidas nas letras.

Manuel Baptista disse...

Poesia de Vinícius de Moraes reunida neste site:
https://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br