Este vídeo é muito entusiasta, mas não me convence inteiramente, porque estes líquidos têm um ponto de congelação não muito baixo. Além disso, com cristais em suspensão, estes formam muitos núcleos de cristalização que (em tempo muito frio) poderão formar cristais maiores e entupir os circuitos do carro, senão mesmo o sistema de bombeamento dos fluídos nas estações de serviço.
Vou esperar por uma avaliação técnica completa, ou seja, como é que um carro movido a bateria líquida se irá comportar nas condições mais diversas.
Quanto ao problema da sua reutilização, a alegada recarga após o líquido estar «gasto», importa saber quantos ciclos de uso e reciclagem aguentam tais misturas «líquidas».
Por outro lado, uma reciclagem nunca é perfeita, há sempre uma parte irrecuperável. Há sempre, também, dispêndio de energia no próprio processo de reciclagem.
Mais estudos têm de ser feitos.
2 comentários:
Sobre as baterias a lítio e as tecnologias ditas «verdes» :
https://manuelbaneteleproprio.blogspot.com/2023/02/ecologia-mitos-e-realidades.html
O desperdício de energia, agudizar de crise ambiental, etc. Só agora estão a perceber o desastre de fazer a política de Carbono Zero e de a aplicar autoritariamente a toda a sociedade e em países com diferentes condições:
https://www.realclearwire.com/articles/2023/04/10/finally_the_europeans_may_be_rejecting_the_ev_kool-aid_892594.html
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