segunda-feira, 20 de setembro de 2021

CRISE DE EVERGRANDE: A COMPANHIA CHINESA MAIS PODEROSA NO IMOBILIÁRIO

EVERGRANDE: empreendimento imobiliário em Quidong


                                    Polícia protege a sede da Evergrande face a manifestação de lesados

É difícil de prever se haverá eventuais efeitos «bola-de-neve» nas diversas economias e empresas ocidentais, com o descalabro da maior empresa de imobiliário da China.
Esta empresa foi, talvez, a mais emblemática. Levou muitas pessoas de modestas posses a sacrificarem poupanças e endividarem-se junto da banca, para comprar apartamentos.
A bolha do imobiliário nas grandes cidades atingiu valores completamente loucos. Na China, o imobiliário é visto sobretudo como um investimento, não como a necessidade vital, de ter uma habitação para lá viver. As pessoas assimilavam investir no imobiliário, a terem um retorno garantido. Como se isto fosse o caminho certo para o enriquecimento.
Os números apontados no vídeo abaixo são de provocar vertigens, mesmo para uma economia gigante como a da China. Pode parecer que o Estado está por detrás desta empresa e que não a deixará cair, mas o facto é que o sistema chinês é muito disfuncional. Existem imensos «elefantes brancos». A maioria, são empresas de propriedade estatal ou das autoridades provinciais. Nomeadamente, tem havido falências em bancos locais, com as poupanças de muitos residentes nessas zonas.
O governo chinês não tem sabido como arrefecer esta bolha do imobiliário, mas terá de fazer qualquer coisa agora, nesta emergência. Com efeito, a condição para a sustentabilidade deste governo autoritário é de manter as pessoas suficientemente satisfeitas - no plano material - para elas não terem vontade de questionar o poder.
O desafio assumido recentemente em congresso do PCC e declarações do Presidente Xi Jin Pin é da transformação da economia e da sociedade chinesas: O plano é, basicamente, de manter a capacidade de exportação dos bens industriais, mas também de promover o enriquecimento da população em geral e gerar assim um dinamismo das indústrias dirigidas ao consumo interno.

Será este o momento do contágio às indústrias e ao setor financeiro, ou apenas um pequeno «blip» na progressão da China para o primeiro lugar mundial ?

                                        

Ver também:    https://www.youtube.com/watch?v=lbH_8Nj51HU

Ouvir esta análise da relação do HSBC (não é propriedade do Estado Chinês) e doutros, com o sector de desenvolvimento imobiliário chinês:

https://youtu.be/VxztRmPBl8k

---------------------

(28-09-2021) Os blocos de apartamentos inacabados, são implodidos... Veja qual o efeito da declaração de falência de Evergrande:

 https://www.youtube.com/watch?v=hBkMe4TdHDQ


---------------

(14-10-2021) Já ouviu falar de «Country Garden»? Talvez seja a próxima situação de colapso, após o fracasso de Evergrande. Veja este vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=4gyQWKElSMk


-------------

Última atualização (26-10-2021): O governo de Pequim «convidou» (intimou, na realidade) o dono da Evergrande (Hui Ka Yan) a avançar com o seu próprio dinheiro para pagar as enormes dívidas da firma. Isto é indicação de que o governo não vai avançar com o «salvamento» do sector imobiliário.

7 comentários:

Manuel Baptista disse...

Parece que os efeitos de contágio em ativos ocidentais já se faz sentir:
https://www.zerohedge.com/markets/futures-slide-europe-tumbles-evergrande-contagion-shockwave-goes-global

Manuel Baptista disse...

Uma análise realista que liga o fenómeno do «default» de Evergrande às consequências na economia chinesa.
https://www.youtube.com/watch?v=vIPqzzT6u70

Manuel Baptista disse...

O autor do site «Dollar Collapse» afirma que Evergrande é muito maior que Lehman's e tem muito mais alavancagem.
O que explica que seja muito séria mesmo, a situação criada: https://www.dollarcollapse.com/evergrande-serious/

Manuel Baptista disse...

https://www.zerohedge.com/economics/housing-market-almost-frozen-even-bigger-problem-emerges-china
Agora, parece claro que o governo chinês vai deixar a Evergrande afundar-se. O governo está determinado a não sustentar a especulação imobiliária. Os grandes conglomerados como Evergrande sabem agora que estão «por conta própria». Isso traz a paralisia no sector, resta saber se é momentânea.

Manuel Baptista disse...

Nos EUA, fica ao «critério» dos patrões de tornar ou não obrigatória a vacina nos seus empregados... simplesmente este decreto ou pronunciamento do presidente Biden não tem nenhuma base legal: para compreender os aspetos jurídicos implicados veja: https://www.globalresearch.ca/vaccine-mandate-hoax/5758220

Manuel Baptista disse...

https://www.youtube.com/watch?v=hocDJK6xmNI
A derrocada do imobiliário na China continua, a situação aproxima-se de uma catástrofe nacional.

Manuel Baptista disse...

A maior imobiliária, maior que Evergrande, «Country Garden», está em maus lençóis.
O mercado de crédito, está em colapso:
https://www.youtube.com/watch?v=JlY9SIyLxco