Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

O MOVIMENTO DOS COLETES AMARELOS EM FRANÇA



Tenho estado a acompanhar as diversas peripécias deste movimento, que se auto-organizou e levou a cabo uma série de bloqueios desde sábado passado (dia 17) e que irá continuar num novo momento alto no próximo sábado 24.
O que reclama este movimento? Ele está a exigir maior justiça fiscal visto que os franceses das classes laboriosas, sofrem um punção fiscal excessiva. A faísca que fez desencadear o movimento foi a criação da taxa carbono, que irá penalizar os que se deslocam em carros movidos a diesel. Mas na realidade, este movimento exprime o desespero da classe média, que não vê qualquer melhoramento substancial do seu dia-a-dia e compreende que o governo de Macron, com lindas palavras e algumas medidas insignificantes, quer reforçar a exploração das classes laboriosas, sobretudo através de taxas, que se tornam mais facilmente dissimuláveis no meio dos aumentos causados pela inflação.

Note-se o impacto que esta contestação está a ter durante toda a semana, em França, e o pouco que é noticiado e comentado nos media portugueses. 
Uma onda deste género, aqui, era bem possível, pois as tácticas dos governos da UE são realmente semelhantes, taxas e mais taxas sobre o gasóleo, sobre a electricidade, a água, os produtos alimentares, etc. 
Estas taxas têm uma incidência muito maior proporcionalmente nos agregados familiares modestos. Uma taxa sobre o gasóleo é igual para ricos e pobres, mas como para os pobres o gasóleo é  uma percentagem importante do total dos seus gastos, ela é fundamentalmente injusta. 

Sem comentários: