A realidade «judaica do Antigo Testamento» do povo judeu de Israel atual é tão fictícia como a dos germânicos serem «arianos» e terem sido declarados como «a raça superior» pelo regime de hitleriano. Na verdade, são os palestinianos muito mais próximos geneticamente do povo judeu de há dois mil anos,. Isso não lhes confere um estatuto especial, mas apenas mostra o grotesco e a monstruosidade de basear uma política em dados étnicos ou «rácicos». Toda a política baseada em elementos raciais é uma clara negação dos Direitos Humanos, inscritos na Carta da ONU e em inúmeros documentos oficiais de todos os países (incluindo Israel).

terça-feira, 24 de junho de 2025

MAGNÍFICO CONCERTO DE VIVALDI, QUASE DESCONHECIDO...


 O barroco italiano é inesgotável. Mas, desse manancial, o mais prolífico e variado compositor, é António Vivaldi. 
Vivaldi conseguiu elevar a arte do violino a um nível que nunca tinha alcançado, antes dele. 
Proporcionou a base para um pleno desenvolvimento da forma orquestral do concerto. 
As suas fórmulas podem parecer repetitivas a alguns. Porém e para além das convenções da época (início do séc. XVIII), Vivadi abriu o leque de possibilidades, com seus concertos para variados instrumentos, em combinações - elas próprias - variadas. 
Pode-se também apreciar a riqueza e vigor da sua obra vocal, menos conhecida do grande público, porque as edições discográficas, durante muito tempo, favoreceram apenas a música instrumental do grande compositor veneziano. Mas há mais, muito mais, a apreciar em Vivaldi, que as celebérrimas 'Quatro Estações'.

Sem comentários: