Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

O PODER É POR NATUREZA TOTALITÁRIO



Sim, sem dúvida. Embora muitos ainda não o tenham compreendido. Será por isso que muitas pessoas estão em estado de choque prolongado, com tudo o que tem acontecido - pessoal e socialmente- neste ano danado de 2020. 
Não perceberam que o que importa, aos que detêm o poder, não é ter um pedaço, uma concessão temporária, não é obterem o teu consentimento, nem a tua participação, mais ou menos esclarecida... 
Não; para os que detêm o poder, é o poder na sua totalidade que conta. 

Isso mesmo já tinha claramente enunciado, no início do século XVI, Maquiavel, o qual, infelizmente, foi mal compreendido como sendo o «conselheiro de príncipes», para estes fazerem as suas poucas-vergonhas e oprimirem os cidadãos.                  
De facto, Maquiavel não era «maquiavélico»: era um republicano, que amava a sua república florentina, o mais livre e humanista que um espírito podia ser na sua época. Escrevendo o «Príncipe», quis desmontar os esquemas do poder, de maneira não demasiado explícita, de forma a não arriscar a forca... mas, ainda assim, quando os ventos viraram, foi cruelmente torturado.


Não gosto de yes-men, ou de yes-women; são pessoas com índole para «marchar a passo de ganso», seguindo seus chefes, sejam eles Hitlers ou Estalines, ou outros... 
Têm a adoração do chefe, gostam de se submeter, de se humilhar, de se mostrar humildes e agradecidos.
Serão -psicologicamente- como cães, pois nem sequer têm uma humanidade plena, a estatura inteira de homens e mulheres. São produtos de castração mental, da supressão do germe de liberdade, que existe em todos nós, em potência. São produtos do medo, do medo de ser, de pensar, de viver sem um polícia a ditar-lhes o comportamento dentro cabeça...


Leiam CJ Hopkins, é um autor dos EUA, auto-exilado em Berlim. Ele, recentemente, publicou um belíssimo artigo, «Ano Zero». Tenho respeito e admiração por pessoas como ele, intelectuais que incomodam o poder, que não se importam com o que pensem deles, que fazem o que tem de ser feito. Sempre que seja preciso, desmascaram a tendência totalitária dos que estão no poder e dos seus sequazes.


Não irei escrever neste blog, em termos de reflexões pessoais sobre os assuntos que tenho aqui abordado, até ao virar do ano. 
Sei que é arbitrário fazer esta distinção de datas, mas esta pausa é apenas o reconhecimento de que necessito concentrar energias e reflexão, para enfrentar os desafios que se aproximam. 
No plano pessoal, é igualmente um interregno para melhor «afiar a minha pena», porque nunca estou totalmente satisfeito com o que produzo!

Até breve, ao Ano da Graça de 2021!

Manuel Banet Baptista







2 comentários:

Manuel Baptista disse...

Lucien Cerise desmascara os planos da oligarquia. Entre muitas afirmações inteligentes, diz que o poder é totalitário em si mesmo
https://www.youtube.com/watch?v=K4S0bwmxvuI

isis disse...

Muito bem. Reflexão sempre.