A realidade «judaica do Antigo Testamento» do povo judeu de Israel atual é tão fictícia como a dos germânicos serem «arianos» e terem sido declarados como «a raça superior» pelo regime de hitleriano. Na verdade, são os palestinianos muito mais próximos geneticamente do povo judeu de há dois mil anos,. Isso não lhes confere um estatuto especial, mas apenas mostra o grotesco e a monstruosidade de basear uma política em dados étnicos ou «rácicos». Toda a política baseada em elementos raciais é uma clara negação dos Direitos Humanos, inscritos na Carta da ONU e em inúmeros documentos oficiais de todos os países (incluindo Israel).

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

TÓTEM DO LOBO - FILME FRANCO-CHINÊS

Este filme ganhou a palma de ouro do festival de Cannes mas não foi exibido comercialmente em muitos sítios. Em Portugal, apenas apareceu brevemente numa mostra do filme Chinês em 2015, salvo erro.
É um filme incrível, na maneira como relata uma história verídica e bem realizado, até ao pormenor. Revela-nos a profundidade da alma mongol, uma das últimas culturas nómadas do planeta. Os lobos em alcateia não são amestrados, são selvagens. Não sei como conseguiram filmar algumas das sequências com alcateias...

1 comentário:

Manuel Baptista disse...

Verifiquei recentemente que o citado filme está agora comercialmente disponível em Portugal, em DVD, com legendas em português.