From Comment section in https://www.moonofalabama.org/2024/03/deterrence-by-savagery.html#more

The savagery is a losing card. By playing it the US and the West are undercutting every ideological, normative and institutional modality of legitimacy and influence. It is a sign that they couldn't even win militarily, as Hamas, Ansarallah and Hezbollah have won by surviving and waging strategies of denial and guerilla warfare. Israeli objectives have not been realized, and the US looks more isolated and extreme than ever. It won't be forgotten and there are now alternatives.

terça-feira, 6 de abril de 2021

IMAGENS DO PALEOLÍTICO DESCOBERTAS NA COLÔMBIA






Imagens acima  da  «Deutsche Welle» :  Spectacular Ice Age rock paintings found in Colombian rainforest

Estas imagens são magníficas, como expressão de observação de animais selvagens (alguns de fauna extinta) e revelam um profundo sentido social. 

A integração espacial destes enormes frescos e a sua sábia utilização dos relevos e claros-obscuros é evocadora de Lascaux ou de Altamira. 

No entanto, as formas estilizadas são de uma outra «escola de pintura» se assim se poderá falar. Há portanto uma componente cultural própria. 

Note-se também que este empreendimento deve ter sido colectivo e ter-se estendido por várias gerações.

 Não tenho dúvidas em considerar que estas obras revelam um pensamento complexo, uma linguagem sofisticada, com mitos e narrativas, de que a forma visual se revela nestas pinturas parietais. 

Os seus elementos não-pictóricos estarão para sempre perdidos, mas não há razão para duvidar da sua existência. Em particular, temos as recolhas de ciclos orais de «caminhar pelos sonhos» dos Aborígenes da Austrália, que explicam as imagens por eles produzidas.  Sua cultura oral subsistiu, em parte, apesar do genocídio dos colonizadores de origem britânica, desde o séc. XVIII.

Embora os conjuntos pictóricos da Colômbia e as formas de arte aborígenes australianas estejam distantes, no tempo e no espaço, penso que se pode reflectir na riqueza do universo mental de uns e de outros, que transparece na arte parietal. 

Esta recente descoberta, na Colômbia, de arte paleolítica, implica uma cultura rica e complexa.
Os estudos que serão realizados na sua sequência, irão, com certeza, ajudar a derrubar o preconceito da imagem dos homens paleolíticos como «brutos primitivos, sempre ameaçados pela natureza hostil, sempre com fome e doenças nas suas curtas vidas»...

----

OUTROS ARTIGOS DE DIVULGAÇÃO SOBRE O MESMO TEMA:


Sem comentários: