Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

sexta-feira, 21 de junho de 2019

A GUERRA DE QUARENTA ANOS ENTRE OS EUA E O IRÃO


Infelizmente, as pessoas do Ocidente são mantidas num estado de ilusão, que se parece com a hipnose. São constantemente colocadas perante as narrativas dos grandes poderes, em particular dos meios oficiais dos EUA, para «justificação» de suas políticas. Porém, não apenas no aspecto da diplomacia, como no aspecto humanitário, elas são completamente indefensáveis.

                       

Para tal, basta ler o excelente artigo de David Stockman, que, melhor que eu, poderá esclarecer o que têm sido estes 40 anos de relações tempestuosas, entre as diversas administrações dos EUA e o governo dos Ayatollahs. 

O artigo é uma oportuna, rigorosa e detalhada argumentação, em como os EUA não estão a ser ameaçados pelo Irão, mas precisamente o contrário. 
O título em português seria: «A América em último lugar - qual o real significado da deplorável agressão de Trump contra o Irão»:


Peço desculpa por não o traduzir, mas este artigo é longo e, por outro lado, penso que vale a pena lê-lo no original. 

David Stockman 2011.jpg


Stockman é um antigo membro da equipa de Reagan. Ele é sobejamente conhecido e apreciado pela clareza e frontalidade do seu espírito crítico, que não poupa as políticas levadas a cabo nestes últimos anos, incluindo as da responsabilidade dos republicanos, «família política» à qual pertence, ou da qual é originário.
  

Sem comentários: