Trump retira os EUA da OMS. Os EUA deveriam fornecer a maior fatia do orçamento desta organização da ONU. A fundação Bill e Melinda Gates fornece 88% DAS DOAÇÕES DE ORGANIZAÇÕES CARITATIVAS PRIVADAS, mais do que qualquer Estado, o que lhes dá um poder de influência muito grande sobre a estrutura e chefia desta organização da ONU. https://www.armstrongeconomics.com/world-news/corruption/america-withdraws-from-the-world-health-organization/

quarta-feira, 24 de julho de 2024

CELEBRANDO A LUZ ETERNA E DIVINA COM HAENDEL

 

                                 https://www.youtube.com/watch?v=RNj0lI7j6pE

Esta Ária* faz parte da Ode HWV 74 composta por Haendel, provavelmente em Janeiro de 1713. Ela foi composta e executada para celebrar o aniversário da Rainha Anne (a última monarca da Casa de Stuart).
Desde então, esta ária tem sido aproveitada para enquadramento musical solene na corte real, nomeadamente, em casamentos de príncipes e princesas. É muito célebre e frequentemente executada. Não será por isso que tem menos valor, nem que deixa de merecer cuidadosa audição e análise.

Esta cantata celebra o aniversário da Rainha Ana mas - igualmente - o tratado de paz de Utrecht (negociado pelo ministro Tory da Rainha, em 1712) pondo fim à Guerra de Sucessão de Espanha.
Diz-se que a Rainha Ana não se interessou demasiado pela obra de Haendel. No entanto, concedeu-lhe uma «tença» (ou subsídio para a vida inteira) de duzentas libras.
O título da ária é "Eternal source of light divine" («fonte eterna da luz divina»). A ária, com solo de trompete e cordas em apoio, tem a seguinte letra:

«Eternal source of light divine
With double warmth thy beams display
And with distinguish'd glory shine
To add a lustre to this day.»

(Texto integral da Ode, de Ambrose Philips, em: https://en.wikipedia.org/wiki/Ode_for_the_Birthday_of_Queen_Anne )

Do ponto de vista musical, destaca-se a preferência por notas longas, sustentadas pela trompete, o que lhe dá a solenidade perfeitamente adequada ao texto.
Haendel mostra aqui, como noutras obras, o seu grande domínio em moldar a matéria-prima sonora, em especial, a voz**. Se houvesse que "apresentar prova" de que Haendel era um génio de primeira grandeza, esta seria uma das peças que eu escolheria para esse fim.

----------------------------------
*) Músicos nesta gravação:
Kathrin Hottiger | soprano – https://kathrinhottiger.ch Dominic Wunderli | baroque trumpet – https://dominicwunderli.jimdofree.com Jonathan Pesek | violoncello –   / jonathan-pes.  . Frédéric Champion | organ – http://www.fredericchampion.com This recording was made by Leonart Studio on the 7th of Mai 2021 in the church of Männedorf, Switzerland. – https://leonart.org/

--------------------------
**) Listagem de algumas obras de Haendel reproduzidas neste blog:





Sem comentários: