A realidade «judaica do Antigo Testamento» do povo judeu de Israel atual é tão fictícia como a dos germânicos serem «arianos» e terem sido declarados como «a raça superior» pelo regime de hitleriano. Na verdade, são os palestinianos muito mais próximos geneticamente do povo judeu de há dois mil anos,. Isso não lhes confere um estatuto especial, mas apenas mostra o grotesco e a monstruosidade de basear uma política em dados étnicos ou «rácicos». Toda a política baseada em elementos raciais é uma clara negação dos Direitos Humanos, inscritos na Carta da ONU e em inúmeros documentos oficiais de todos os países (incluindo Israel).

quarta-feira, 24 de julho de 2024

CELEBRANDO A LUZ ETERNA E DIVINA COM HAENDEL

 

                                 https://www.youtube.com/watch?v=RNj0lI7j6pE

Esta Ária* faz parte da Ode HWV 74 composta por Haendel, provavelmente em Janeiro de 1713. Ela foi composta e executada para celebrar o aniversário da Rainha Anne (a última monarca da Casa de Stuart).
Desde então, esta ária tem sido aproveitada para enquadramento musical solene na corte real, nomeadamente, em casamentos de príncipes e princesas. É muito célebre e frequentemente executada. Não será por isso que tem menos valor, nem que deixa de merecer cuidadosa audição e análise.

Esta cantata celebra o aniversário da Rainha Ana mas - igualmente - o tratado de paz de Utrecht (negociado pelo ministro Tory da Rainha, em 1712) pondo fim à Guerra de Sucessão de Espanha.
Diz-se que a Rainha Ana não se interessou demasiado pela obra de Haendel. No entanto, concedeu-lhe uma «tença» (ou subsídio para a vida inteira) de duzentas libras.
O título da ária é "Eternal source of light divine" («fonte eterna da luz divina»). A ária, com solo de trompete e cordas em apoio, tem a seguinte letra:

«Eternal source of light divine
With double warmth thy beams display
And with distinguish'd glory shine
To add a lustre to this day.»

(Texto integral da Ode, de Ambrose Philips, em: https://en.wikipedia.org/wiki/Ode_for_the_Birthday_of_Queen_Anne )

Do ponto de vista musical, destaca-se a preferência por notas longas, sustentadas pela trompete, o que lhe dá a solenidade perfeitamente adequada ao texto.
Haendel mostra aqui, como noutras obras, o seu grande domínio em moldar a matéria-prima sonora, em especial, a voz**. Se houvesse que "apresentar prova" de que Haendel era um génio de primeira grandeza, esta seria uma das peças que eu escolheria para esse fim.

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*) Músicos nesta gravação:
Kathrin Hottiger | soprano – https://kathrinhottiger.ch Dominic Wunderli | baroque trumpet – https://dominicwunderli.jimdofree.com Jonathan Pesek | violoncello –   / jonathan-pes.  . Frédéric Champion | organ – http://www.fredericchampion.com This recording was made by Leonart Studio on the 7th of Mai 2021 in the church of Männedorf, Switzerland. – https://leonart.org/

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**) Listagem de algumas obras de Haendel reproduzidas neste blog:





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