terça-feira, 15 de setembro de 2020

PROCESSO DE EXTRADIÇÃO DE JULIAN ASSANGE: O QUE ESTÁ EM CAUSA?


Quando o processo de extradição de Assange foi iniciado, a 7 de Setembro, o editor de «Moon of Alabama»(1) produziu um resumo da situação jurídica e da falta de bases da acusação, que deveriam ser suficientes para o tribunal britânico rejeitar o pedido de extradição de Julian Assange, para ser julgado em tribunal dos EUA pelo crime de espionagem. 


O artigo de Manlio Dinucci, traduzido para português por Luísa Vasconcellos (2), concentra-se nas ligações da juíza que preside ao tribunal, que está a julgar este processo de extradição. 
O seu conteúdo é importante, na medida em que demonstra um manifesto conflito de interesses, da parte de Lady Emma Arbuthnot, a juíza que preside ao julgamento. 


O que se pode concluir destes dois artigos e do conjunto de documentos citados neles? 

-De facto, o Reino Unido deixou de ser um Estado de Direito, passou a ser uma ditadura disfarçada, onde jornalistas e editores (como Assange) são perseguidos por revelarem crimes ocultados pelos poderes de Estado. 

- Ainda, este caso revela a submissão total do sistema político-jurídico do Reino Unido à vontade imperial dos EUA, que baseiam seu pedido de extradição numa suposta extra-territorialidade de sua legislação, coisa absurda e apenas aceite em resultado da subordinação, da vassalagem do Reino Unido e dos seus órgãos políticos e de Estado. 

Em baixo, alguns artigos deste blog que ajudam a contextualizar e compreender o caso do editor de Wikileaks.

(3) A VERDADE SOBRE JULIAN ASSANGE

(4) CRAIG MURRAY: «Assange, o preso político mais importante do mundo»

6 comentários:

Manuel Baptista disse...

Um artigo de um dos poucos jornalistas decentes que acompanha o caso Julian Assange:
https://rt.com/op-ed/500676-julian-assange-wikileaks-imperialism/

Manuel Baptista disse...

Graças a Craig Murray e seu inestimável trabalho, podemos ter uma ideia de como está a decorrer a audição do processo de extradição de Julian Assange: https://www.craigmurray.org.uk/archives/2020/09/your-man-in-the-public-gallery-assange-hearing-day-9/

Manuel Baptista disse...

CAITLIN JOHNSTONE põe o dedo na ferida: https://medium.com/@caityjohnstone/news-media-who-ignore-the-assange-trial-are-admitting-they-dont-care-about-journalism-862c8e82e20e

Manuel Baptista disse...

O silêncio da media mainstream sobre o processo do século, que envolve primariamente a possibilidade do jornalismo pesquisar e revelar «segredos de estado»: https://www.zerohedge.com/geopolitical/pepe-escobar-assange-trial-mask-empire-has-fallen

Manuel Baptista disse...

https://www.youtube.com/watch?v=u09mP2x6NxE
O processo pouco publicitado de um agente ao serviço da CIA, em Madrid, põe de rastos a acusação contra Assange. Não perca o vídeo!

Manuel Baptista disse...

Perante a indiferença de grande parte da «esquerda» e o comportamento vergonhoso da imprensa mainstream, continua o julgamento mais importante para a liberdade de imprensa e de opinião. Veja o site da campanha na Austrália a favor de Julian Assange:
https://www.assangecampaign.org.au/