A realidade «judaica do Antigo Testamento» do povo judeu de Israel atual é tão fictícia como a dos germânicos serem «arianos» e terem sido declarados como «a raça superior» pelo regime de hitleriano. Na verdade, são os palestinianos muito mais próximos geneticamente do povo judeu de há dois mil anos,. Isso não lhes confere um estatuto especial, mas apenas mostra o grotesco e a monstruosidade de basear uma política em dados étnicos ou «rácicos». Toda a política baseada em elementos raciais é uma clara negação dos Direitos Humanos, inscritos na Carta da ONU e em inúmeros documentos oficiais de todos os países (incluindo Israel).

sábado, 9 de novembro de 2024

TRÊS RAGAS POR RAVI SHANKAR (PARA O AMANHECER)


 


Citando a British Encyclopaedia: « raga (o termo provém do sânscrito, significando «cor» ou «paixão»), na música clássica da Índia, Bangladesh, e Paquistão é uma base melódica para improvisação e composição. 
Uma raga baseia-se numa escala com determinada composição de notas, numa ordem típica em que estas aparecem nas melodias e nos motivos musicais característicos.  As componentes básicas da raga podem ser transcritas sob forma de escala (nalguns casos, os movimentos ascendente e descendente diferem). O uso exclusivo destas notas, o acentuar de certas notas da escala e a progressão de uma nota para a outra, são características através das quais o executante da raga pode criar um estado ou atmosfera (rasa) que é exclusiva para a raga em questão. Existem muitas centenas de ragas utilizadas no presente e milhares são possíveis em teoria.» (ler artigo completo em https://www.britannica.com/art/raga ).



Sem comentários: