quinta-feira, 6 de junho de 2019

HAENDEL: «FALL'N IS THE FOE» (CORO DE ORATÓRIO "JUDAS MACCABAEUS")




O oratório «Judas Macabeu» foi composto num tempo recorde, para ser cantado em comemoração da vitória na batalha de Culloden.
Nesta, as tropas inglesas do Duque de Cumberland esmagaram definitivamente as escocesas, da rebelião jacobita liderada por Charles Edward Stuart, a 16 de Abril 1746. A batalha foi de uma ferocidade atroz. Além disso, perante a crueldade da repressão que se seguiu à vitória da Coroa Inglesa, a possibilidade duma futura independência da Escócia ficou arredada.

                         Image result for culloden battle

Muitas vezes, as obras-primas têm como patronos os opressores dos povos. É frequente o génio criativo ser posto ao serviço dos vencedores. Nisso, Handel não será excepção.

Mas, para mim, agora e à distância de quase três séculos, estou mais interessado pelo processo dramático usado por Handel para descrever a derrota do inimigo (Fall'n is the foe...): aquele acorde descendente e repetido, tem o evidente papel de mimetizar uma queda.

Handel terá pedido ao autor da letra, Thomas Morell, para começar a escrever os versos, para ele os por em música. O primeiro verso saído da pena de Thomas Morell (*), foi logo aproveitado por Handel, que improvisou ao cravo a melodia e restantes vozes do tão inspirado coro, que conhecemos.

Tal não me parece inverosímil, pois o alemão naturalizado inglês possuía um génio melódico ímpar e um sentido dramático muito agudo, como testemunham muitas das suas obras, sacras ou profanas.

-------
(*) Fall'n is the foe! So fall thy foes, O LORD,
when warlike Judas wields his righteous sword!

[trad.] «Caído está o inimigo! Assim caem teus inimigos, ó Senhor,
Quando o bélico Judas ergue sua espada justiceira!»
[música com partitura, aqui:] https://www.youtube.com/watch?v=iA11wIhZbno 

Sem comentários: