sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

TEM 44 MIL ANOS, A MAIS ANTIGA REPRESENTAÇÃO HUMANA






Confirma-se plenamente a hipótese colocada por mim há cerca de um ano atrás, em relação às descobertas de arte parietal em Sulawesi, na Indonésia: A expressão artística na aventura humana, começou muito mais cedo do que se pensava. 
As figuras representando uma caçada, com datação de 44 000 anos, têm estranhas formas semi-humanas e semi-animais


Os seus descobridores colocam a hipótese de se estar perante uma manifestação de religiosidade. 
Eu diria que se trata de uma forma de animismo, partilhada com os homens paleolíticos europeus. 
Conhece-se uma escultura, encontrada numa gruta, em Baden-Würtemberg, em marfim, representando um homem-leão, com cerca de 35 000 anos.

                         
                   
Segundo a hipótese que coloquei há um ano atrás, o facto de se encontrar uma mesma forma de arte, com expressões e com qualidades semelhantes, a milhares de quilómetros de distância, significa que tal capacidade artística estava presente no ponto de origem comum, antes da radiação para fora de África, que seria datada de cerca de 60 mil anos atrás, pelo menos. Ora, se no ponto de origem e no momento da referida radiação, essa capacidade existia, isso significa que ela se terá desenvolvido em África, muitos milhares de anos antes. 
As condições do clima, solo e vegetação, no berço africano, são tais que tornam a conservação de grandes obras de arte, parietais ou outras, muito menos favoráveis. Mas, é provável que se encontrem pequenos objectos artisticamente trabalhados, em sítios arqueológicos por descobrir, que se tenham mantido intactos.


Sem comentários: