Muitas pessoas aceitam a situação de massacres de populações indefesas em Gaza e noutras paragens, porque foram condicionadas durante muito tempo a verem certos povos como "inimigos". Porém, as pessoas de qualquer povo estão sobretudo preocupadas com os seus afazeres quotidianos e , salvo tenham sido também sujeitas a campanhas de ódio pelos seus governos, não nutrem antagonismo por outro povo. Na verdade, os inimigos são as elites governantes e as detentoras das maiores riquezas de qualquer país. São elas que instigam os sentimentos de ódio através da média que controlam.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

PORTUGAL - DEPENDÊNCIA DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

                 Image result for greve transporte combustíveis portugal

Portugal atravessou, nesta semana, um episódio breve de grande angústia por causa de uma greve de camionistas transportadores de materiais perigosos, nos quais se incluem os combustíveis. Estes transportam para todos os postos de abastecimento do país o gasóleo e a gasolina que depois são consumidos pelos mais diversos utilizadores. Igualmente as instalações industriais, hospitalares e outras, estão sujeitas a um abastecimento periódico de combustível.
Este episódio, de curta duração, desencadeou um movimento de pânico que secou várias bombas de gasolina, nos diversos postos de abastecimento. A tendência das pessoas para açambarcar, quando percebem que o combustível está em risco de esgotar, pode parecer exagerada, mas revela, sem sombra de dúvidas, que o país está fortemente dependente do combustível líquido para os seus afazeres quotidianos.
Porém, não nos preocupamos com a possibilidade de uma «greve» exterior, ou seja, não virem os navios-tanques que abastecem as refinarias de Sines e de Matosinhos, as quais são a fonte quase exclusiva de combustível refinado neste país. Muitas situações podem ocorrer que impeçam que os navios transportando petróleo cheguem aos nossos portos. A mais evidente das quais, dado o facto de o petróleo importado ser sobretudo proveniente de países do Golfo (Arábia Saudita, Oman, Emirados Árabes, Quatar...) seria uma guerra, ou uma crise séria que implicasse bloqueio da navegação ou uma impossibilidade por excessivo perigo. O Médio Oriente e, em particular, as zonas do Mar Vermelho e Golfo Pérsico, estão permanentemente em grande perigo por causa de guerras que aí existem, como a do Iémen, ou que têm potencial de deflagrar a qualquer momento. Temos também de ter em conta as zonas de África Oriental que estão também desestabilizadas.  
Há algum tempo atrás li com interesse um resumo de um livro, escrito nos EUA e relativo à realidade deste país (mas que, em muitos aspectos, é transponível para o nosso), que relatava como em poucos dias de falha de combustível, a economia toda parava. Os transportes para abastecimento de víveres, matérias-primas industriais e todo o tipo de mercadorias são quase exclusivamente assegurados por camionagem. Os supermercados têm muito pouco em reserva: ficarão em ruptura, passados poucos dias sem abastecimento. A tendência do público para açambarcar agrava a situação. Num espaço de tempo de três dias, de interrupção da cadeia contínua que abastece o consumo nos grandes centros, estes entrariam em colapso, com o pânico, os saques e violências. Os desmandos de alguns seriam razão suficiente para o Estado impor um recolher obrigatório, suspender as liberdades e garantias, ou seja, instaurar um regime de excepção. 
A razão principal para se diversificar as fontes de abastecimento de petróleo não é económica, mas geo-estratégica. É preocupante que Portugal seja tão frágil neste aspecto. 
Deveria olhar para a Alemanha e ver que, apesar das óbvias dificuldades de relacionamento com a Rússia, nestes últimos anos, os seus dirigentes teimam em garantir o abastecimento em gás natural e petróleo russos, numa percentagem elevada, a partir de gasoduto e oleoduto submarinos - o projecto Nordstream II - quase concluído. Isto, apesar das fortes pressões que vêm sofrendo da parte dos EUA. Com certeza que se trata, para a Alemanha, de algo muito importante. 
Eles têm razão: do ponto de vista geo-estratégico e não apenas económico, faz sentido abastecerem-se junto do vizinho do Norte. 
A Europa meridional e -em particular, a mediterrânea - tem baseado o seu abastecimento demasiado no Norte de África, sobretudo na Argélia  e na Líbia, em países com uma situação política volátil, que podem, a qualquer momento, não estar em condições de manter fornecimentos regulares à Europa. 
O petróleo do Mar do Norte, explorado pela Noruega e pelo Reino Unido, está em nítido decréscimo, vai ser consumido sobretudo pelos mercados internos destes países. 
A dependência europeia ocidental em relação aos combustíveis fósseis é que é o verdadeiro problema de sociedade e não o pseudo- «aquecimento global»,  a maior fraude político-científica dos últimos 20 anos. Ainda não foi totalmente desmascarada junto da opinião pública, devido à media, que vem ocultando ou difamando todas as vozes críticas desse tal «aquecimento global». Um dia, será óbvio que se trata de uma fantasia avançada pelos governos aliados aos grandes conglomerados bancários, para conseguirem a transição que lhes convém, que os mantém no controlo, conforme eu várias vezes assinalei neste blogue. 

Existem motivos de segurança global, além dos aspectos de poluição (SO2, NO, CO, ozono... note-se que o CO2 não é um poluente!), para diversificar e, sobretudo, incentivar a reconversão produtiva.
Existem óbvias medidas a tomar, que não passam por encarecer o preço dos combustíveis: melhorar substancialmente as redes de transporte público, dar incentivos às pessoas para usarem mais o transporte colectivo, descongestionar os grandes centros, construir habitações sociais com um bom padrão de qualidade, em zonas próximas dos centros urbanos, incentivar o isolamento térmico das habitações e a poupança de energia, sob todas as formas, quer pelos particulares, quer pelos negócios e indústrias... 

Da forma como são utilizados eólicas e painéis fotovoltaicos, apenas constituem opção vantajosa para alguns utentes, à custa de uma política de encarecimento da energia eléctrica para a população em geral, a qual vai - ao fim e ao cabo - «pagar» as menores facturas de electricidade dos consumidores que aderem a tais energias «renováveis».  
Eu preconizo antes a existência de redes de energia e instalações autónomas, sob controle da aldeia ou freguesia urbana, que possa assegurar a distribuição directa, injectando energia vinda de painéis fotovoltaicos dos diversos utentes numa rede local. Do mesmo modo, a um nível local, podem-se aproveitar os cursos de água, com pequenos geradores de energia, sem os efeitos gravosos no ambiente das grandes barragens. 
Infelizmente, as pessoas são desviadas para uma atitude passiva, que se resume a «exigir» dos governantes que façam isto ou aquilo. Os pseudo-movimentos ecologistas que promovem isso estão na verdade a perpetuar a dependência em relação ao Estado e Governo, em vez de incentivarem as pessoas a encontrar, dentro das comunidades, as soluções para os seus problemas. 
No âmbito geral, Portugal padece dum desequilíbrio múltiplo, que se traduz pela fraca produção agrícola e florestal, apesar de ser um país com enorme potencial nestes domínios. A substituição de importação de géneros alimentares (sobretudo) deveria ser uma prioridade nacional, o que iria proporcionar as condições para re-colonizar o interior do país. Infelizmente, isso não se vai passar com a geração na casa dos 20 anos, que agora entra no mercado de trabalho, esta vai emigrar (como as anteriores) e fornecer bom trabalho a países (sobretudo europeus) que beneficiarão, sem terem gasto nada com sua formação: trata-se do «brain-drain», na sua forma mais completa. 
O país fica depauperado de jovens gerações, submisso ao estrangeiro, com uma economia frágil, dependente do petróleo a 100%, sem perspectivas, senão de continuar a ser o «paraíso» para o patronato, pelos baixos salários e pelas condições de exploração. 
Quanto a Portugal se ter tornado, nos últimos 3 anos,   uma estância de férias «na moda»: isso quer dizer que pode deixar de o ser no próximo ano; neste caso, o turismo entrará em colapso, arrastando muitos negócios associados com ele.   

Um programa integrado de desenvolvimento na agricultura e indústria, usando inteligentemente as energias renováveis e as potencialidades do interior, poderia transformar Portugal. Deixaria de ser deficitário na balança de pagamentos, não precisando de importar tantos combustíveis, e melhorava o nível de vida das pessoas, garantindo condições de vida e de emprego para as gerações presentes e futuras.

Sem comentários: