domingo, 3 de dezembro de 2017

SOUTH SEA COMPANY E ISAAC NEWTON

                   Embora toda a gente saiba quem foi Newton e tenha reminiscências (pelo menos) das suas leis, aprendidas durante a escolaridade, poucas pessoas saberão que ele se deixou seduzir pelo investimento em ações da «South Sea Company». 
Ele era um grande génio, na matemática e na física; mas foi uma catástrofe no plano dos investimentos. 
Porquê? Porque há muito de irracional, de subjectivo no mercado, nos fenómenos de massas, na atração irracional ou na repulsa não menos irracional. Isto pode verificar-se em qualquer activo financeiro. A mente racional não é a melhor para lidar com essa irracionalidade! 
Vejamos abaixo um gráfico que demonstra os erros fatais em que Sir Isaac caíu.

       How Newton's Fortune Fell To Earth chart

Uma lição do gráfico anterior, é que nunca se consegue perceber quando uma bolha especulativa está prestes a rebentar:
 Newton retirou-se satisfeito com o lucro inicial obtido. Porém, ao ver amigos ganharem uma fortuna, decidiu apostar «forte e feio». Mas, não conseguiu senão maximizar as perdas. 
Ele não reconheceu que aquela quebra de 900 para 800 £, perto do cume, era um sinal de fraqueza, de esgotamento da bolha, o prenúncio de uma enorme quebra. 
Perdeu efectivamente uma grande soma e só não ficou pobre porque já ocupava um lugar cimeiro da Ciência da época, como membro da Royal Society

Newton é muito mais complicado do que as biografias habituais costumam descrever; vejam o documentário da BBC, sobre o real Isaac Newton.