quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

MANIPULAÇÃO DOS DADOS ESTATÍSTICOS RELATIVOS AO CORONAVÍRUS NA CHINA

             

O número de casos explodiu, de 14 840, resultando num total de 48 206 casos, incluindo 13 332 casos diagnosticados.
Na realidade, terá antes havido uma impossibilidade de conterem a informação por mais tempo, pois o padrão de progressão global, no mundo e na China, indicava que se estava numa fase de crescimento exponencial. Portanto, os números fornecidos à imprensa e ao público nas semanas anteriores estavam substancialmente subavaliados.
Zhong Nanshan, epidemiologista chinês muito respeitado, que contribuiu para a identificação do vírus responsável pela epidemia de SARS em 2003, veio declarar há dias que a epidemia de coronavírus estava contida e que já se notava que os números de novas infecções tinham descido. Se ele foi coagido a dizer isso, ou se acreditou na propaganda do governo e nos seus números falsificados, não podemos saber. O efeito das suas declarações foi grande, em termos de mercados financeiros, de petróleo, etc. 
Porém, o gráfico acima deita por terra todas as especulações optimistas e deixa entrever aquilo que será a difícil realidade: um mergulho da economia mundial, com a economia chinesa a chegar a uma quase paralisação, enquanto não houver um mecanismo (essencialmente, uma vacina) para travar e derrotar a infecção. No aspecto médico e epidemiológico, é muito difícil avaliar a taxa real de transmissibilidade do vírus nesta fase, pois os dados têm sido manipulados. Igualmente difícil de avaliar, será a taxa de mortalidade dos pacientes atingidos pelo vírus, pois têm sido cremados corpos de pessoas que morreram em Hubei (a província cuja capital é Wuhan), sem que se saiba a causa da sua morte. Provavelmente, serão pacientes que morreram da epidemia, mas não foram contabilizados como tal. 
O que sobressai de certas situações (ex: navio de cruzeiro Diamond, em quarentena no porto de Yokohama) é que o vírus é muito transmissível. 

Segundo o modelo de propagação de uma epidemia, os primeiros estádios deverão ser de natureza exponencial, apenas se podendo esperar uma estabilização ou devido a um processo eficaz de combate (vacina, tratamentos eficazes, etc) ou porque a pandemia atingiu o ponto de saturação, ou seja, quando praticamente todas as pessoas susceptíveis de ficarem infectadas, o foram.
Ver abaixo o gráfico extraído de um excelente e informativo artigo de Zero Hedge:
                          

3 comentários:

Manuel Baptista disse...

Confirmação do que escrevi acima:
https://www.zerohedge.com/geopolitical/beijing-fires-top-party-officials-hubei-after-death-toll-bombshell

Manuel Baptista disse...

Confirma-se o pior cenário: https://www.zerohedge.com/economics/china-has-ground-halt-ground-indicators-confirm-worst-case-scenario

Manuel Baptista disse...

A manipulação, da parte do governo, continua:
https://www.zerohedge.com/geopolitical/china-says-nearly-2000-doctors-nurses-infected-shortages-medical-supplies-persist