No vídeo acima, relata-se um episódio do fim da vida de Franz Lizt (70 anos): Uma lição em que ele utiliza «La Campanella» para explicar que é preciso estar completamente concentrado na música, para superar as dificuldades técnicas.
No vídeo também é referido que os jovens pianistas desejavam ser seus alunos, para colocar no curriculum que "tinham aperfeiçoado a sua técnica com Lizt" (!)
Esta peça de Paganini é surpreendente: Foi erigida em símbolo de virtuosismo inultrapassável. Uma espécie de «certidão» do talento e agilidade do violinista ou do pianista.
Abaixo, dois artigos que escrevi neste blog e relacionados com «La Campanella»:
MÚSICA COPIADA, TRANSCRITA, ADAPTADA (segundas-feiras musicais nº3): Neste artigo, pode escutar Yuja Wang interpretando a Rapsódia de Rachaminoff para piano e orquestra sobre o tema de Paganini.
A acrobacia musical não é o que mais me entusiasma; admito porém que a «performance» duma peça reputada muito difícil, é o que atrai mais as pessoas. Vêem nisso um «prodígio». Mas, o treino musical não deveria ser equiparado ao desporto, onde se treina a rapidez, a agilidade, etc. Porque a musicalidade consiste em fazer com que, numa dada peça, sobressaiam os aspectos originais, profundos e belos: Assim, um adagio pode bem ser de execução «transcendental», para utilizar o título da recolha «Estudos de execução transcendental» de Lizt.
B
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