Lena Petrova levanta o problema que ninguém levantou, até agora: O lítio é um importante objetivo, dos vários objetivos económicos do envolvimento ocidental, nesta guerra.
Além da riqueza do subsolo ucraniano em minerais, incluindo «terras raras», sabe-se que Blackrock, Vanguard, Monsanto e outros grandes empórios agrícolas, têm adquirido grandes áreas de «terras negras», de primeira qualidade para a agricultura, para assim dominarem ainda mais a produção de bens agrícolas, no mercado mundial.
Toda a guerra tem uma componente económica, que é escondida, em geral, debaixo de frases patrióticas e de propaganda. A da Ucrânia não escapa à regra.
PS1: Entretanto, ucranianos enriquecidos fogem da guerra e passeiam-se em Ferrari e noutros carros de luxo, nas regiões mais ricas da Europa, veja: «O dinheiro que se esvai da Ucrânia»
A motivação económica também existe no caso das potências europeias face ao genocídio de Gaza: é que elas esperam poder efetuar a exploração do enorme depósito submarino de gás natural, ao largo de Gaza.
ResponderEliminar